A Metso Cultural – 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba promove no próximo dia 7 de junho, sexta-feira, às 19 horas, no Auditório da Unesp (Av. Três de Março, 511 – Aparecidinha, Sorocaba) a palestra 100 Anos da Canção Brasileira, com Zuza Homem de Mello. A palestra terá duas horas de duração e as inscrições, gratuitas, devem ser realizadas pelo telefone (15) 3211-1360, da MdA International, organizadora do evento.
Desde o final da década de 20, que marcou a passagem do maxixe para o samba, quando os grandes sucessos de Sinhô deram lugar a um modelo de ritmo nacional com base no samba do Estácio, até o aparecimento, nos anos 90, de diversas tendências que surgem e desparecem e continuam indo e vindo pelo século XXI adentro, Zuza brindará os presentes com seu conhecimento e, mais, com seu parecer sobre esses 100 anos da canção brasileira.
Zuza discorrerá sobre Noel Rosa e Ary Barroso, sobre as marchinhas de Carnaval de Lamartine Babo e de Braguinha e sobre a Época de Ouro, com a chegada de Herivelto Martins, Dorival Caymmi e Pixinguinha entre os pilares da canção.
Falará também sobre o baião de Luiz Gonzaga, sobre o samba-canção, intimista, avançando para a modernidade, chegando à Bossa Nova – de João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Morais –, que difunde a canção brasileira para o mundo. Abordará a Era dos Festivais com Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Edu Lobo, Paulinho da Viola, Marcos Valle e outros. Zuza informará sobre o Tropicalismo, sobre talentos de outras regiões como Djavan, Moraes Moreira, Alceu Valença e Belchior, chegando a Minas com o Clube da Esquina e Milton Nascimento e a São Paulo, com a Jovem Guarda de Roberto Carlos e o Lira Paulistana.
Enfim, 100 anos da Canção Brasileira abordará todos os gêneros de tão admirada canção popular brasileira.
Informações: www.mdainternational.com.br.