Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

22º Porto Verão Alegre terá programação online e transmissão pelo Showin

Porto Alegre, por Kleber Patricio

Cena de “Os Palhaços de Tchekhov”. Foto: Vilmar Carvalho.

Há mais de duas décadas, as ruas vazias no verão de Porto Alegre inspiraram o nascimento do festival. Foi quando um grupo de artistas se fez presente pela primeira vez, com o objetivo de movimentar a cultura local e ocupar os teatros da cidade, em uma época do ano pouco aproveitada. Nasceu o Porto Verão Alegre que, aos poucos, se expandiu para além da Capital, levando seu propósito a diversas regiões do Estado. Hoje, novamente, vemos ruas vazias. Mas, desta vez, o motivo é outro – mais triste, grave, preocupante. Não podemos lotar teatros, ir a shows, respirar a arte de perto. Ao menos não da forma que costumávamos fazer. Por isso, depois de 21 verões, o festival chega à 22ª edição de forma 100% online, com transmissões através da plataforma ShowIn – e no inverno.

O conceito da edição de 2021 do festival multicultural privado que definitivamente mudou o verão gaúcho desde sua idealização, há duas décadas, liderado pelos atores e produtores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, é 22 anos Presente. Em mais uma edição diferente, o PVA 2021 acontecerá entre 29 de maio e 22 de junho e reunirá 25 espetáculos. Seis se apresentarão pela primeira vez: A Espessura da Vida, Com amor – Chico Xavier, Curiosa Mente, De Profundis – Epistola em Carcere et Vinculis, Preta no Branco – O Show e Protocolo Sexual Pandêmico. “É um desafio imenso tentar reinventar o poder que a presença tem na relação entre público e artistas. Mesmo assim, encaramos como uma oportunidade de chegar ainda mais longe, atingir mais pessoas. Assim, celebramos outra vez aquela que no último ano se consagrou como companheira essencial e inestimável de todos nós: a cultura”, declaram Rogério Beretta e Zé Victor Castiel.

Angela Dippe em “Protocolo Sexual Pandêmico”. Foto: Illan Suarez.

Compra de ingressos | Os ingressos para assistir aos 25 espetáculos custam R$9,90 (não há meia entrada). Informações sobre a programação e compra de ingressos estão disponíveis no site do festival (www.portoveraoalegre.com.br).

Transmissão | As imagens dos espetáculos serão captadas nos palcos do Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa e do Theatro São Pedro e serão transmitidas pelo site https://www.showin.tv. A transmissão online do Porto Verão Alegre, pela primeira vez em sua história, levará a arte gaúcha para todos os lugares do mundo.

O ShowIn é uma plataforma online lançada no segundo semestre de 2020 pelo cantor e compositor Orlando Morais, ao lado do empreendedor e investidor Dio Trotta, a fim de responder de forma inovadora a um novo hábito que surgiu com o isolamento social impulsionado pelo cenário pandêmico: a explosão orgânica de lives. A plataforma apresenta ao vivo grandes e pocket shows, teatro, poesia, palestras, stand-up comedy, aulas de gastronomia, de yoga, meditação, dança, espetáculos infantis, esportes e outros estilos. As transmissões por streaming são acessíveis pelo site, em qualquer computador ou tablet. Também pelo celular, por meio dos aplicativos disponíveis na Apple Store e no Google Play (IOs – https://bit.do/Showin – IOs Android – https://bit.do/Showin-Android).

Cena de “Pq casamos?!”. Foto: mainquest soluções audiovisuais.

Programação gratuita e Acessibilidade | Nesse novo formato do PVA 2021, atrações gratuitas poderão ser conferidas nas redes sociais do festival no Facebook e no Instagram. Entre as atrações, estarão lives semanais com o objetivo de discutir a produção artística neste cenário pandêmico, com participação de artistas que integram a programação do festival, e uma programação infantil.

A tradicional parceria com a Sigmund Freud Associação Psicanalítica permanece nesta edição. Intitulada de Div(ã)gando com Arte, uma série de lives reunirá psicanalistas e artistas para debater sobre cinema, teatro, literatura infantil, música e sua relação com a psicanálise.

Nesta edição, a doação de ingressos que o festival faz para instituições de assistência social, escolas e centros comunitários acontecerá por meio do compartilhamento do link da gravação dos espetáculos. Organizações interessadas podem entrar em contato pelo e-mail claudia@portoveraoalegre.com.br.

Imagem de “Com amor, Chico X”. Foto: Keiti Santos.

Outras contrapartidas sociais do festival são a realização da oficina A Gente Que Fez – oficina de teatro e design básico para crianças. A brincadeira como performance. A atividade será mediada por Lisiane Medeiros, atriz, diretora, educadora e dramaturgista. Inscrições e informações estão no site do Porto Verão Alegre.

Outra ação é a disponibilização, para escolas e no Facebook do festival, da história do Peter Pan, por meio da iniciativa de contação de histórias Contos da vovó Zéti, conduzido pela atriz e diretora Suzi Martinez. Neste projeto, ela resgata o clássico na figura de uma avó que encontra as histórias em antigos livros de seu galpão e traz vida aos personagens mesclando narração e teatro de sombras. A gravação do conto Peter Pan, de James Matthew Barrie, por meio do projeto contação de história Contos da vovó Zéti, contará com audiodescrição e libras.

O festival oferecerá diversas sessões com tradução em libras ou com audiodescrição dentro de sua grade de programação. São elas:

“Frida Kahlo, à revolução”. Foto: Adri Marchiori.

Os Palhaços de Tchekhov terá tradução em libras na sessão de 11 de junho; Frida Kahlo, à Revolução! será com audiodescrição e libras na sessão de 21 de junho; Pq Casamos?! será com audiodescrição e libras nas sessões de 9 de junho às 10h, 16h e 18h e nas sessões de 10 e 11 de junho às 10h e 16h; Protocolo Sexual Pandêmico terá audiodescrição na sua sessão de 20 de junho e Que Raio de Professora Sou Eu? terá tradução em libras nas suas sessões de 1º de junho às 10h, 16h e 18h e nas sessões de 2 e 3 de junho às 10h e 16h.

O PVA 2020 usará as hashtags #PVA22anospresente #portoverãoalegre #pva2021 #pordiasmelhores #teatro #teatrogaucho #teatroemcasa #culturanaquarentena #portoalegre #cultura para estimular o compartilhamento de momentos e informações via página do Facebook https://www.facebook.com/portoveraoalegre e Instagram no @portoveraoalegre.

O 22º Porto Verão Alegre tem a apresentação de Ministério do Turismo, Lei de Incentivo à Cultura e Vero, patrocínio de Corsan, Banco DLL, Sulgás, Zaffari e Grupo RBS. Apoio de BRDE, Mesasul, Panvel e Bravo. Realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil.

Sobre o Porto Verão Alegre | criado em 1999 e realizado pela Mezanino Produções, o Porto Verão Alegre se tornou um dos maiores e mais representativos festivais multiculturais do país. Tradicionalmente, é realizado anualmente em Porto Alegre e região metropolitana durante os meses de janeiro e fevereiro. Nos últimos anos, o projeto foi contemplado com o Prêmio Eva Sopher pelo fomento das artes no Estado, e Prêmio Líderes e Vencedores da Federasul, na categoria Expressão Cultural, reforçam todo o empenho em elevar a cultura do Rio Grande do Sul a outro patamar.