A pandemia da Covid-19 congelou o mercado mundial de turismo e, agora, sete meses após o início do isolamento social, começa a retomada, após a liberação de inúmeras atividades e maior flexibilização das regras de segurança com a saúde. Com isso e com as férias de verão chegando no Brasil, curtir a bordo pode ser uma ótima alternativa para pessoas que desejam viajar em família durante alguns dias de relaxamento em um ambiente que une segurança e diversão. Exemplo disso foi o sucesso da temporada na Europa, que aconteceu nos meses de julho e agosto.
Retomando suas atividades no Brasil, a startup espanhola Nautal, plataforma que conecta proprietários de embarcações a viajantes em busca de experiências marítimas, viu um crescimento de 55% nas reservas espanholas nos meses do verão europeu (julho e agosto/2020), no comparativo com o mesmo período de 2019. “No ano passado, a maioria dos turistas náuticos que optou por sair para navegar foi com o objetivo de relaxar ou de explorar novos destinos. Nesta temporada, aproveitar o mar, o bom tempo com distanciamento social e longe das multidões têm se somado às principais motivações na hora de alugar um barco”, explica Octavi Uyà, CEO do marketplace.
A Europa foi o continente mais afetado pela pandemia e iniciou a flexibilização no final de junho. Segundo o executivo, a procura dentro da Espanha compensou o menor fluxo de navegantes estrangeiros. “Os espanhóis, que navegam todos os anos, voltaram a fazê-lo e os que viajavam para o estrangeiro preferiram alugar um barco na costa espanhola. Além disso, novos viajantes chegaram ao setor náutico atraídos pela flexibilidade das condições de reserva e pelos protocolos de segurança e higiene adotados pelo setor. Acreditamos que o Brasil seguirá esta tendência”, conta.
Pela extensão de sua costa e riqueza natural, nosso país possui um mercado com muito potencial náutico, que traz uma grande perspectiva de atuação para a empresa. “Para suprir a grande demanda que esperamos, planejamos expandir nossos serviços no país em quantidade de embarcações para aluguel por meio de captação de novos proprietários, em tamanho da equipe da Nautal e no processo de reserva – como a implementação do novo método de pagamento pela fintech brasileira Ebanx, que oferece a possibilidade de pagamento em moeda local sem cobrança de taxas extras”.
Conhecida como “Airbnb dos barcos”, a plataforma deseja fortalecer no Brasil a modalidade muito conhecida na Europa de aluguel de barcos por semana (week charter), que nada mais é do que a ideia de hospedagem em alto mar. “Essa já é uma atividade popular e habitual em países europeus, que permite ao cliente usufruir da navegação por mais tempo, vivenciado a verdadeira experiência náutica. Queremos trazer aos brasileiros o conforto e a confiança na hora de optar por hospedar-se em um barco”, finaliza o executivo.
A empresa está presente em 67 países com cerca de 30 mil barcos ao redor do mundo, como Brasil, Miami, Caribe, México, Grécia, Croácia, Espanha, Austrália, entre outros. Para alugar, basta acessar o portal http://www.nautal.com.br/ e escolher a opção desejada de acordo com as preferências de data, localização, tipo de embarcação etc.
Sobre a Nautal
Fundada na Espanha em 2013, a Nautal é um marketplace que conecta proprietários de embarcações a viajantes em busca de experiências marítimas, seja de apenas um dia ou até de uma semana, usufruindo de uma experiência completa de viagem, incluindo o serviço de um marinheiro a bordo para a condução pela rota escolhida. A plataforma já está presente em 67 países com cerca de 30 mil barcos ao redor do mundo, como Brasil, Miami, Caribe, México, Grécia, Croácia, Espanha e Austrália, entre outros. Em julho 2020, a startup espanhola foi adquirida pela empresa francesa Click & Boat com objetivo de formar o maior grupo de charter náutico.