Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Academia da Cerveja oferece 160 vagas exclusivas para formação de mulheres

São Paulo, por Kleber Patricio

Imagem de Engin Akyurt por Pixabay.

Em mais um passo pela democratização do conhecimento cervejeiro e ampliação de oportunidades para formação e profissionalização de mulheres no mercado nacional, a Academia da Cerveja anunciou ontem, segunda-feira (8), 160 vagas para um curso exclusivo de formação de mulheres, em apoio direto ao movimento #CervejeiraSouEu, recém-lançado pela Ambev.

A ação inédita da companhia tem reivindicando o uso correto da palavra ‘cervejeira’ e busca combater a associação indevida entre profissão e gênero, ainda muito comum no mercado cervejeiro. Em mobilização no Twitter na última semana, mulheres apoiaram o movimento pela equidade de gênero e reconhecimento das profissionais dentro e fora das cervejarias.

“A campanha #CervejeiraSouEu cumpre um papel muito importante para alcançar cada vez mais pessoas, mas, mais do que isso, é necessário promover mudanças reais, efetivas e combativas, incentivando outras cervejarias e escolas cervejeiras a fazerem o mesmo. Estamos destinando essas vagas em um curso exclusivo como uma maneira de garantir que as mulheres se sintam acolhidas na Academia da Cerveja e tenham plena certeza de que há muitas oportunidades a serem construídas em conjunto, interna ou externamente”, explica Laura Aguiar, Mestre-Cervejeira e Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.

Todas as mulheres interessadas em conhecer mais profundamente sobre o universo cervejeiro ou aquelas que desejam se aperfeiçoar em módulos específicos poderão realizar a inscrição por meio do site da Academia da Cerveja ou pelos links: turma 1, turma 2 e turma 3.

O caminho para a equidade de gênero | A Cervejaria Ambev conta, atualmente, com cerca de 50% de profissionais mulheres na posição de mestres-cervejeiras no seu quadro de especialistas. Hoje, a companhia tem investido na especialização e treinamentos internos para 62% de mulheres, em comparação com 38% de homens. Além disso, a Ambev acaba de montar uma equipe 100% feminina para trabalhar no processo de brassagem da sua cervejaria de Pernambuco, em Itapissuma, no Grande Recife.

Sobre a Academia da Cerveja | A Academia da Cerveja é um espaço colaborativo criado em 2020 pela Ambev para fomentar a cultura cervejeira e democratizar o conhecimento sobre a bebida, elevando o setor brasileiro à alta performance. A iniciativa representa a materialização de projetos voltados à educação cervejeira nos últimos anos e da parceria entre importantes componentes do mercado nacional e internacional, como a VLB Berlin, Escola Superior de Cerveja e Malte, Instituto Ceres e Instituto Marketing Cervejeiro. A Academia da Cerveja oferece programação de cursos cervejeiros nos níveis básico, intermediário e avançado, nos formatos online e presencial, em sua sede física em São Paulo, que será inaugurada nos próximos meses.