Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Arqueólogo inglês publica obra completa sobre a história dos vikings

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Neil Price é um arqueólogo inglês especializado na história dos Vikings. Durante séculos, a narrativa sobre a vida dos povos do norte foi contada de forma enviesada por escritores medievais, historiadores vitorianos e até pelos nazistas. No livro Vikings – A história definitiva dos povos do norte, lançamento pelo selo Crítica, o arqueólogo adota o enfoque oposto: a partir de um olhar de dentro para fora, o pesquisar investiga quem os vikings realmente eram, o que os motivava, como pensavam e sentiam.

“As culturas da Escandinávia nessa época eram predominantemente orais, pois não havia registros literários ou documentais – os vikings nunca escreveram suas próprias histórias”, conta Price. Os vikings ficaram famosos por um estereótipo de agressividade marítima, com seus famosos navios alongados que frequentemente são representados em filmes e séries. Segundo Price, a impactante expansão marítima desse povo é um marco histórico, mas os escandinavos eram muito mais do que bárbaros e exportaram também novas ideias, tecnologias, crenças e práticas para as terras que descobriram e para os povos que encontraram, transformando o mundo setentrional de maneiras que são sentidas até os dias de hoje.

No livro, o arqueólogo percorre uma rota narrativa cronológica para tratar dos eventos de três séculos da história de um povo que vibrava vida. Combinando escavação, levantamento de campo e prospecções geofísicas, o autor conta como vão sendo montadas as peças do quebra-cabeça dos assentamentos da Era Viking, o que permite que os pesquisadores vislumbrem até mesmo minúcias da vida cotidiana das pessoas, como o que eles comiam, vestiam e como viviam.

Trecho:

Os arqueólogos são capazes de reconstruir como eram as casas e fazendas dos vikings, de que forma as pessoas ganhavam a vida e se sustentavam, o que nos permite obter uma ideia mais completa de como era sua economia. Também se pode pintar um quadro superficial e imperfeito da estrutura familiar e das hierarquias sociais – uma visão aproximada dos sistemas políticos e da forma como o poder se manifestava. A arqueologia é capaz, ademais, de recuperar atividades rituais, tanto para os vivos quanto para os mortos, o que por sua vez permite abrir janelas para a mente e as paisagens da religião. Não menos importante, tudo isso também possibilita ilustrar como os povos da Era Viking interagiam entre si, tanto no âmbito do enorme território que hoje compõe a Escandinávia como também muito além dessas fronteiras.

Ficha técnica:

Título: Vikings

Autor: Neil Price

640 páginas

R$119,90

Sobre o autor | Neil Price é um arqueólogo inglês especializado na história dos vikings. Já escreveu diversos livros sobre o tema. Lecionou em faculdades em Oslo e Estocolmo e, por cinco anos, dirigiu o curso sobre vikings na Universidade de Harvard. Atualmente, é professor de Arqueologia e História Antiga na Universidade de Uppsala, na Suécia, onde mora.

(Fonte: Assessoria de Comunicação | Editora Planeta)