Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Biblioteca Azul lança nova edição de “Lutando na Espanha”

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

“Quando vejo um trabalhador real, de carne e osso, em confronto com seu inimigo natural, o policial, não preciso me perguntar de que lado estou.”

A Globo Livros lança nova edição de Lutando na Espanha, obra que reúne as memórias de George Orwell sobre sua participação na Guerra Civil Espanhola. Um misto de relato autobiográfico, narrativa de guerra e literatura de viagem, a edição junta dois livros: Homenagem à Catalunha e Recordando a Guerra Civil Espanhola, além de 25 outros escritos como cartas e memórias.

Em dezembro de 1936, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, a Espanha vivia um conflito armado. Aos 33 anos, George Orwell viaja para a Catalunha a fim de fazer a cobertura jornalística da Guerra Civil, mas quase de imediato se alista nas brigadas populares para combater o exército fascista do general Franco: “Naquele tempo e naquela atmosfera parecia a única coisa imaginável a se fazer”.

Com apresentação de Filipe Figueiredo e Matias Pinto, do podcast Xadrez Verbal, Lutando na Espanha é também uma análise política de seu tempo. A edição traz também uma seleção de cartas, resenhas e comentários de Orwell sobre suas memórias do conflito, seus comentários à imprensa e trocas de cartas afetivas sobre o período que mudou definitivamente sua percepção de mundo. Pouco antes de morrer, em 1949, afirmou que “toda linha de texto sério que escrevi desde 1936 foi escrita, direta ou indiretamente, contra o totalitarismo”. Os textos contidos em Lutando na Espanha nos mostram a formação de um escritor e humanista sensível aos fenômenos que viveu.

Sobre o autor | A primeira metade do século XX foi atribulada por acontecimentos extraordinários, muitos deles descritos em primeira mão por George Orwell (1903-1950), hoje sinônimo de crítica social e oposição ao totalitarismo. Nascido Eric Arthur Blair em uma família inglesa de classe média alta, Orwell sempre teve um interesse especial pelas questões sociais. Trabalhou como professor e assistente de um sebo de livros e casou com Eileen O’Shaughnessy. Lutou na Guerra Civil Espanhola até 1937, quando uma bala atravessou sua garganta.

Com a Segunda Guerra Mundial, passou a trabalhar para a BBC e outros veículos. Em 1944, o livro A revolução dos bichos estava pronto, mas diferentes editoras se recusaram a publicá-lo por ser um ataque direto ao regime soviético, então aliado vital na batalha contra a Alemanha. Em 1945, Orwell perdeu a esposa, Eileen, em uma cirurgia de rotina e finalmente viu a publicação do livro. O sucesso chegou com uma piora na saúde. Ainda conseguiu escrever sua obra mais famosa, 1984, entre períodos no sanatório. Mais de setenta anos depois de sua morte, sua obra segue assustadoramente atual e relevante. A Biblioteca Azul também publica 1984 e A revolução dos bichos.

Título: Lutando na Espanha

Autor: George Orwell | Páginas: 392 | Formato: 14 x 21 cm

ISBN: 9786558300328 | Preço: R$44,90

www.globolivros.com.br | www.facebook.com/globolivros | www.twitter.com/globolivros | www.instagram.com/globolivros.