Um lugar que une cultura, conhecimento e história sobre uma das bebidas mais populares do planeta já tem endereço certo na capital paulista: a Academia da Cerveja, espaço colaborativo da Ambev, será o novo ponto de encontro de paulistanos e turistas amantes do ‘líquido dos deuses’. A menos de dez minutos da estação de metrô Fradique Coutinho, no bairro de Pinheiros, está o local onde consumidores poderão conhecer de perto uma nanocervejaria e laboratórios de testes, além de contarem com uma área para encontros e cursos cervejeiros.
É na altura do número 560, da Rua Mourato Coelho, que a Ambev dará início às obras do projeto, que busca democratizar o acesso e o conhecimento sobre o universo cervejeiro. Cerca de 650 m² de área construída, distribuídos em um andar amplo, abrigarão, além da nanocervejaria e laboratórios, salas de aula interativas para cursos exclusivos, que vão do nível básico, para entusiastas, até o avançado, para profissionais. As obras no local começam nas próximas semanas e a inauguração está prevista para 2021.
O projeto foi pensado para criar uma atmosfera colaborativa, onde visitantes, alunos e especialistas consigam interagir e viver a experiência de conhecer os processos por trás dos rótulos. “Estamos colocando de pé um projeto que tem como foco principal a geração de conhecimento sobre a cerveja, em suas mais diversas faces, e nada melhor do que fazê-lo na cidade mais populosa do país, incentivando e estimulando o turismo local em tempos em que fica cada vez mais difícil planejar passeios longe de casa”, comenta Alexandre Esber, gerente de Conhecimento Cervejeiro da Ambev.
Conhecimento cervejeiro além das cervejarias
A Ambev já conta com outras duas sedes de grande relevância no meio cervejeiro, tanto pela capacidade produtiva quanto pelos investimentos em tecnologia. Uma delas é o Centro de Inovação e Tecnologia Cervejeira (CIT), que está localizado no Rio de Janeiro. O local é destinado para o teste e desenvolvimento de novas receitas. Já em Guarulhos está sediada a Cervejaria do Futuro, que abriga maquinários de ponta e o que há de mais novo em tecnologia aplicada às cervejarias.
Para Laura Aguiar, head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev, “a Academia da Cerveja nasce com a missão de ser um ponto conector entre o mercado cervejeiro, os especialistas internos e externos e o consumidor. Junto com escolas cervejeiras parceiras, queremos traduzir a ciência e os processos de qualidade que envolvem a criação da cerveja em uma experiência imersiva para os apreciadores dessa bebida milenar”.
Enquanto a sede da Academia da Cerveja está em construção, a plataforma digital já está disponível para cursos online, entre pagos e gratuitos, e conteúdos exclusivos já podem ser acessados no https://academiadacerveja.com/landing.