Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

#CCBBeducativoEmCasa oferece experiências artísticas para pais e filhos

São Paulo, por Kleber Patricio

Desvendando Sombras” é uma atividade feita a partir da observação das diferentes formas que os objetos fazem no chão, nas paredes e até mesmo no teto. Foto: divulgação.

Um dos focos do CCBB Educativo Em Casa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, é estimular a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais entre adultos e crianças em casa. O projeto, que nasceu para dar continuidade às atividades do CCBB Educativo durante a pandemia, teve início no mês de maio e está previsto para seguir com o desenvolvimento de conteúdos exclusivamente digitais e inéditos durante todo o período necessário de distanciamento social. A cada semana, a plataforma é alimentada com novas propostas, de modo a criar um ambiente rico em possibilidades, sempre com novidades para os frequentadores assíduos do ambiente virtual. Os lançamentos de conteúdos também circulam nas redes sociais dos CCBBs.

CONTEÚDOS JÁ DISPONÍVEIS

Lugar de Criação

Já estão no ar diversas atividades direcionadas às crianças e suas famílias dentro do projeto Lugar de Criação: o Lightpainting, uma técnica criativa de pintura que utiliza apenas a luz; Stopmotion, que incentiva a criação de uma animação usando a técnica a partir de materiais disponíveis em casa; Fantoches, um guia para a produção de bonecos falantes com restos de tecidos e acessórios coloridos; Mensagem Indecifrável, onde os pequenos podem criar um novo alfabeto utilizando antigos textos egípcios; Desvendando Sombras, atividade feita a partir da observação das diferentes formas que os objetos fazem no chão, nas paredes e até mesmo no teto; Livro de Receitas de Festa Junina, que traz uma lista de receitas de doces e salgados típicos dessa época do ano feitos com milho, um dos principais ingredientes – pipoca, milho verde, pamonha e curau, entre outros.

Historietas

Família Mobília, a saga de uma família muito original formada por móveis de uma residência, é contada por Tatiana Blass. Crédito da foto: JA.CA.

Ao acessar a plataforma, o público já poderá acessar as seguintes histórias – e esperar novos lançamentos toda semana. A artista visual Lia Chaia conta a história Terra Vida, com imagens e sons partindo de temas como a mitologia de Gaia. Família Mobília, a saga de uma família muito original formada por móveis de uma residência, é contada por Tatiana Blass.

Duas Fábulas Fabulosas são narradas pelos artistas Leo Ladeira e Gustavo Gaivota: em O Bicho Folharal, a onça pintada é tão linda que parece uma pintura, mas o macaco resolveu cutucar a onça e dizer ela tinha as pernas curtas. O Lobo-Guará e o Urubu fala sobre o Lobo-guará que foi desafiado a cantar. A escritora e narradora Kiara Terra conta a história O Gigante e a Cadeirinha, inspirada em um conto que escreveu com sua filha, Thereza, sobre um gigante que amava muito sua pequena cadeirinha.

PRÓXIMOS LANÇAMENTOS

O calendário semanal do #CCBBEducativoemcasa, que tem também outros conteúdos direcionados para educadores e público em geral, reserva um espaço generoso para as atividades Lugar de Criação e Historietas. Confira a seguir o calendário das próximas três semanas. Os conteúdos são publicados nas datas abaixo, sempre às 10h.

Sábado (4/7): Quem nunca ouviu uma história sem pé nem cabeça? Nesta edição, o Lugar de Criação: Historietas Malucas propõe às famílias que reúnam as crianças e inventem histórias malucas a partir de objetos que disponíveis em casa. A partir daí, é só dar asas à imaginação e criar aventuras e relatos lúdicos para brincar com quem está perto e, também, com quem está longe, pelas redes sociais ou até por chamadas de vídeo.

Domingo (5/7): Nesse dia, as famílias poderão se divertir com mais uma edição do Historietas. O grupo Serelepe, que se dedica à produção artística e à música para crianças desde 2005, apresenta a história Vamos Passear, aprendida com Ana Tatit e Maristela Loureiro. O contador convida as pessoas a passearem com ele por diferentes situações imaginárias em que há perigo e desafios. É uma aventura em que os ouvintes a experimentam no corpo, na voz, nas sensações e na imaginação.

Sábado (11/7): O fim de semana é a data certa para novas aventuras. Que tal incentivar as crianças a perceberem que existem várias formas de desenhar o corpo humano? Nesta edição do Lugar de Criação: Metamorfose-me, a proposta é inventar novos corpos a partir de desenhos, recortes e colagens. Combine com amigos e parentes para que façam o mesmo em suas casas e, depois que tudo estiver pronto, abra espaço na sala e organize chamadas de vídeo para curtir sem sair de casa.

Domingo (12/7): Nada melhor do que uma edição do Historietas para terminar bem mais uma semana. O artista plástico Guilherme Teixeira conta a história Construção Infinita, que apresenta uma figura solitária que caminha por paisagens labirínticas e, aos poucos, descobre que é capaz de transformar as coisas à sua volta.

Terça (14/7): A semana começa com mais uma atividade para toda a família, que será convidada a conhecer outra forma de imprimir que não seja usando a impressora. A proposta do Lugar de Criação: Monotipia é que todos entrem em contato com a monotipia, uma técnica simples que une desenho e pintura.

Sábado (17/7): Quantos sons existem à nossa volta? Nesta edição do Lugar de Criação: Ultrasom, a proposta é experimentar os diferentes e variados sons de objetos do nosso cotidiano e criar composições feitas a partir de alternâncias e combinações. Reúna a família e os amigos virtualmente, pegue utensílios diferenciados de dentro de casa e a diversão será garantida.

Domingo (18/7): No fim de semana, a família poderá se divertir com uma nova edição do Historietas. Nesse dia, a multiartista e escritora Kiusam de Oliveira conta a história O Mundo no Black Power de Tayó, um de seus livros mais premiados, que narra a vida de uma garotinha negra empoderada que “carrega o mundo em seus cabelos” e valoriza sua ancestralidade.

Sobre o programa CCBB Educativo – Arte e Educação

As ações do programa CCBB Educativo – Arte e Educação, desenvolvido pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia nos quatro CCBBs de 2018 a abril de 2020, estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não governamentais. O #CCBBeducativoEmCasa surge como um desdobramento desse mesmo conceito e inicia uma nova abordagem, que deverá ser uma referência para a atuação em arte-educação a partir de agora.

Serviço:

Centro Cultural Banco do Brasil

#CCBBeducativoEmCasa

Acesso às ações e links das atividades: http://www.ccbbeducativo.com

http://www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs.

#CCBBemCasa

Acesso às ações e links das atividades: www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs.