Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Cinema drive-in é opção de entretenimento em tempos de coronavírus

Brasil, por Kleber Patricio

Iniciativas voltadas para retorno desse modelo de cinema estão ganhando força no mundo todo. Crédito da foto: divulgação.

Após a quarentena ser adotada no combate à pandemia como medida eficaz para reduzir a disseminação do novo coronavírus, o fechamento de shoppings e cinemas afetou duramente a indústria de entretenimento, com 92% dos estabelecimentos sendo fechados já em março, de acordo com a imprensa paulista. Mas a necessidade de promoção da cultura de forma segura fez com que uma atividade valorizada nas décadas de 40 e 50 do século passado voltasse à tona com força no mundo: o drive-in. Iniciativas voltadas para retorno desse modelo de cinema estão ganhando força no mundo todo.

Nos Estados Unidos, o Florida’s Ocala Drive-in teve grande repercussão por exibir em telão filmes que não podiam ser exibidos por conta da crise. O país ainda contou com outros drive-ins abertos durante o mês de abril, ainda que esses não exibissem produções recentes. De acordo com veículos de imprensa internacionais como CNN e The Guardian, a alternativa às salas de cinema tradicionais deve garantir a sobrevivência da indústria dos filmes pelos próximos meses de 2020.

Mesmo na Itália, um dos principais países afetados pela pandemia, os drive-ins devem retornar nos próximos meses. Um dos projetos com previsão para ser desenvolvido no país em breve é o CineDrive, criado pela produtora CNA Roma para a projeção de filmes para públicos dentro de automóveis. O mesmo está acontecendo em outros países europeus, como a Lituânia, que aproveitou uma pista de voo para o drive-in e até mesmo no Irã, país no qual a prática era proibida desde 1979.

E por aqui?

Criado há 5 anos, projeto de cinema itinerante Cine Autorama, baseado na combinação entre carro e telões, já realizou mais de 180 eventos no Brasil, atendendo 42 mil pessoas em 70 cidades. Crédito da foto: divulgação.

No Brasil não está sendo diferente, como no caso da produtora cultural Brazucah, que pretende transformar o projeto Cine Autorama em referência dessa retomada no país. Criado há 5 anos, o projeto de cinema itinerante baseado na combinação entre carro e telões já realizou mais de 180 eventos no Brasil, atendendo 42 mil pessoas em 70 cidades. A retomada das atividades também se verifica em outros serviços drive-in similares, como o Cine Drive-in Brasília, que voltou às atividades na capital federal em 24 de abril.

Somente em 2019, o Cine Autorama obteve grande destaque por conta do circuito que foi realizado em espaços icônicos dentro do estado de São Paulo, com destaque para 40 sessões na capital em locais simbólicos como Praça Charles Miller, Alesp, Memorial da América Latina e Campo de Marte. Em Campinas, a trupe passou em 2017, recebendo 645 pessoas e 215 carros, com uma exibição do filme Grease na Pedreira do Chapadão.

Para o retorno em 2020, o Cine Autorama irá seguir exibindo filmes, assegurando que as pessoas possam sair de casa sem correr riscos de contaminação e sem desrespeitar o isolamento em si. Para isso, o projeto conta com a consultoria de um infectologista que definiu protocolos de segurança para equipe e público. “A proteção oferecida pelo carro representa uma oportunidade de garantir lazer a públicos ávidos por entretenimento e a retomada do trabalho no segmento cultural, duramente afetado pela pandemia”, afirma Marco Costa, idealizador e coordenador do projeto.

Criado em 2015 como um dos projetos da Brazucah para a promoção do audiovisual no país, o Cine Autorama é primeiro cinema drive-in itinerante do Brasil. Nele, os espectadores assistem com segurança, dentro do conforto de seus carros, filmes exibidos em uma grande tela e com o áudio transmitido via FM direto para o rádio do veículo.

Canais do projeto Cine Autorama

Site: www.cineautorama.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/cineautorama/

Instagram: https://www.instagram.com/cineautorama/.