Lançada há pouco mais de um mês e com mais de 100 mil visualizações, a programação de filmes em streaming do SESC São Paulo na plataforma SESC Digital oferece mais quatro novos títulos a partir desta quinta-feira, 16 de julho. Basta acessar o Cinema Em Casa para conferir longas e documentários, sempre a partir de quinta-feira, com acesso gratuito a qualquer hora do dia para ver e rever quando e onde quiser sem necessidade de cadastro.
Antes, na quarta, 15, o CineSESC promove em seu canal no YouTube (@youtube.com/cineSESC) o bate-papo Cinema da Vela – De Volta Para O Cinema?, uma conversa com o psicanalista Christian Dunker e a crítica de cinema Maria do Rosário Caetano sobre como voltar a frequentar as salas de cinema adotando novos hábitos. Num possível horizonte de retomada das atividades culturais, muitas questões povoam o imaginário dos frequentadores de cinema. Enquanto a sala representava o escuro necessário para a imersão e entrega diante de uma experiência estética construída em comunhão, como a realidade de uma pandemia pode afetar o desejo pela experiência coletiva do cinema? A mediação será do jornalista Sandro Macedo.
Nesta semana, o #EmCasaComSESC exibe o docudrama Francofonia – Louvre sob Ocupação, de Alexander Sokurov, indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza de 2015. A obra, que se situa entre a ficção e o documentário, foi filmada no Museu do Louvre, na França e sua trama se passa em 1940, à época da Segunda Guerra Mundial. O diretor do museu e um oficial alemão trabalham juntos para proteger as obras de arte dos nazistas. Um filme que aborda a relação entre arte e poder e questiona o quanto a arte pode nos ensinar sobre nós mesmos, inclusive nos momentos mais sangrentos do mundo.
Outra estreia da semana é o brasileiro Corpo Elétrico, do diretor Marcelo Caetano, um drama ficcional que conta a história de Elias, assistente da estilista Diana em uma confecção de roupa feminina. O verão está chegando e seu sonho é conhecer o mar. Na fábrica, as responsabilidades aumentam à medida que o fim de ano se aproxima. Depois de uma noite fazendo hora extra, Elias e os operários decidem sair e tomar uma cerveja. É quando novas possibilidades de encontros surgem no horizonte de Elias.
A partir desta quinta, 16, o público também poderá conferir o documentário franco-alemão Visages Villages, da cineasta belga Agnès Varda e do fotógrafo e artista urbano francês JR, pseudônimo de Jean Réné, muito conhecido por suas exposições fotográficas ao ar livre. O filme é uma experiência fotográfica e cinematográfica destes dois talentos mundialmente reconhecidos por questionarem a cultura da exibição das imagens. Juntos, eles viajam por regiões da França, bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.
E fechando a lista de estreias da semana, uma produção da Estônia, no norte da Europa – muito mistério e fantasia em A Sociedade Secreta de Souptown, do diretor Margus Paju. Em pleno festival de verão da cidade, Mari e seus amigos notam algo estranho: todos os adultos estão agindo como crianças. Eles pedem ajuda ao avô de Mari e recebem um caderno antigo com pistas para o antídoto contra a epidemia misteriosa que está afligindo a cidade. Com apenas 48 horas para reverter a maldição e um misterioso homem mascarado em seu encalço, a Sociedade Secreta sai em sua missão mais importante.
A programação do Cinema #EmCasaComSESC contempla quatro eixos principais neste primeiro momento. Uma curadoria de clássicos do cinema, em sua maioria cópias restauradas e exclusivas na plataforma; uma seleção contemporânea internacional, com filmes que tiveram uma trajetória relevante em festivais no mundo todo e que merecem uma nova oportunidade de exibição ao público; uma janela dedicada ao cinema nacional, com produções de grande alcance de público e filmes independentes que merecem maior espaço de exibição – haverá também destaque aos documentários, ponto forte na produção cinematográfica brasileira; e por fim, uma seleção de filmes infanto-juvenis, visando à formação de público desde os primeiros anos de vida para a diversidade do cinema e ampliação do lastro de narrativas.
Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Haverá ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSESC conta com a experiência do CineSESC, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.
Para sintonizar o SESCTV: Canal 128 da Oi TV ou consulte sua operadora. Assista também online em SESCtv.org.br/aovivo. Siga o SESCTV no twitter: http://twitter.com/SESCtv e no Facebook: https://www.facebook.com/SescTV/.
ESTREIAS Cinema #EmCasaComSESC 16 DE JULHO
Francofonia – Louvre Sob Ocupação
(Dir.: Alexander Sokurov, França, Alemanha, Holanda, 2015, 88 min, 10 anos)
Pensando na relação entre arte e poder, o documentário, filmado no Museu do Louvre, questiona se a arte pode nos ensinar sobre nós mesmo, inclusive nos momentos mais sangrentos do mundo.
Corpo Elétrico
(Dir.: Marcelo Caetano, Brasil, 2017, 94 min, 16 anos)
O verão está chegando e Elias tem sonhado muito com o mar. Na fábrica em que trabalha, as responsabilidades aumentam à medida que o fim de ano se aproxima. Depois de uma noite fazendo hora extra, Elias e os operários decidem sair e tomar uma cerveja. É quando novas possibilidades de encontros surgem no horizonte de Elias.
Visages Villages
(Dir.: Agnés Varda e J.R, França/Alemanha, 2018, 94 min, 10 anos)
Uma experiência fotográfica e cinematográfica de dois talentos mundialmente reconhecidos por questionarem a cultura da exibição das imagens: Agnès Varda, cineasta e JR, fotógrafo e criador de galerias e exposições fotográficas ao ar livre. Juntos, eles viajam por regiões da França, bem longe dos centros urbanos, com um caminhão que captura imagens de forma mágica.
A Sociedade Secreta de Souptown
(Dir.: Margus Paju, Estônia, 2015, 105 min, Livre)
Em pleno festival de verão da cidade, Mari e seus amigos notam algo estranho: todos os adultos estão agindo como crianças. Eles pedem ajuda ao avô de Mari e recebem um caderno antigo com pistas para o antídoto contra a epidemia misteriosa que está afligindo a cidade. Com apenas 48 horas para reverter a maldição e um misterioso homem mascarado em seu encalço, a Sociedade Secreta sai em sua missão mais importante.
Serviço:
Cinema #EmCasaComSESC
Toda semana, sempre a partir de quinta-feira, tem quatro novos filmes para streaming:
Siga o SESC nas redes:
Saiba+: SESCsp.org.br/SESCdigital.