O Dia dos Namorados é a segunda data mais importante de vendas para o setor de bares e restaurantes, atrás apenas do Dia das Mães. Na data, o movimento nos restaurantes chega a dobrar em relação a um dia comum. Neste ano, com os estabelecimentos proibidos de receber clientes presencialmente por conta da quarentena, as comemorações ficarão restritas às casas dos casais, o que deve aumentar a demanda do serviço de delivery e retirada rápida de pratos nos estabelecimentos.
Esta mudança na forma de atendimento aos casais, que pode gerar atrasos e reclamações por conta da alta demanda, é uma preocupação dos empresários do setor. Para evitar problemas e melhorar da logística de atendimento e entrega, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel RMC), em parceria com cerca de 400 associados, está lançando a campanha Semana do Amor, que estende o Dia dos Namorados para o período de 9 a 14 de junho.
A ampliação da data era um projeto já em discussão dentro da Abrasel, mas acabou sendo acelerada com a pandemia, período em que os restaurantes estão atendendo apenas pelo delivery e entrega rápida. Atualmente, a venda por aplicativo é adotada por cerca de 55% das casas do setor. “A data representa alta demanda para o setor, o que pode impactar na logística de entrega. Queremos evitar problemas, assim como aconteceu no Dia das Mães, quando tivemos um volume acima do esperado”, explica o Matheus Mason, presidente da Abrasel RMC. Com o prazo de comemoração ampliado, acredita ele, os estabelecimentos poderão fazer um melhor planejamento, evitando transtornos e, assim, garantir que os casais comemorem a data da melhor forma possível. “Por esta razão, acreditamos que a comemoração por uma semana deva ser a melhor saída nestes tempos de entrega por delivery”.
Ao longo de toda a semana, os restaurantes associados estarão oferecendo um cardápio especial e diversificado, especialmente na quinta-feira (véspera), sexta (12) e sábado (13). A lista de estabelecimentos filiados à Abrasel RMC está disponível no site da entidade (www.rmc.abrasel.com.br). Lá o casal terá acesso aos nomes e contatos para facilitar a escolha.