Os alunos do projeto Oficinas de Música Caipira, realizado na escola Escola Estadual Francisco Barreto Leme, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas, realizam apresentação gratuita na Concha Acústica do Taquaral no dia 27 de novembro, a partir das 17h. O público pode esperar grandes clássicos como O Menino da Porteira, Chico Mineiro e Romaria e vai poder conhecer também o trabalho de dois grupos convidados: Zaravi e João Paulo Amaral Trio.
João Paulo, que é o professor de viola caipira e coordenador artístico do projeto Oficinas de Música Caipira, levará ao palco também alguns números de seu álbum mais recente, Aço da Terra, gravado com seu trio, formado por Alberto Luccas (baixo acústico) e Cleber Almeida (bateria), além de outros convidados. Completando 20 anos de carreira dedicados à viola caipira (viola de 10 cordas) e com experiência nacional e em palcos de Portugal, Espanha, México, Inglaterra e Estados Unidos, o músico, pesquisador e compositor João Paulo Amaral se destaca por propor novos caminhos musicais para esse instrumento centenário. Pós-graduado em música pela Unicamp, defendeu o primeiro mestrado em música sobre a viola caipira do país, com pesquisa sobre o lendário violeiro Tião Carreiro.
A formação do trio Zaravi traz os experientes músicos Thiago Rossi (viola caipira), Dalga Larrondo (zarb iraniano) e Esdras Rodrigues (rabecas brasileiras) trafegando entre a música erudita e popular brasileira. Com formações díspares, os músicos – que também são professores – celebram a essência da alma brasileira da diversidade e da miscigenação, compartilhando sua busca pela inovação artística e o prazer da descoberta estética, numa formação instrumental inusitada, com sonoridades que remetem ao passado, presente e futuro.
Projeto Oficinas de Música Caipira | Desde 2017, ano de criação do projeto, alunos da E.E. Francisco Barreto Leme recebem aulas gratuitas de violão e viola caipira. O projeto envolve também a Oficina Divertimentos Musicais, que ensina música por meio de jogos e atividades que auxiliam o aprendizado dos instrumentos, e aulas de canto coral, que são abertas à comunidade e sem limite de idade. Além de João Paulo Amaral, a equipe de professores é formada por Ricardo Matsuda, professor de violão, e pelo regente Jairo Silveira.
O projeto é uma idealização da Kalithéa, empresa do mesmo grupo da Direção Cultura, que desde 1999 presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos, e conta com patrocínio da Aviagen por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Com o fechamento das escolas no início da pandemia, as aulas do projeto aconteceram de modo virtual e só foram retomadas presencialmente, aos poucos, a partir de outubro. “O evento será também uma grande comemoração por podermos retomar as apresentações públicas. Em 2019 o projeto fez um show na Concha Acústica, que foi muito marcante, e esperamos que esta apresentação seja ainda mais especial para todos”, comenta Antoine Kolokathis, fundador da Direção Cultura.
Sobre a Direção Cultura | Sediada em Campinas, desde 1999 a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, os projetos do grupo – que inclui também a empresa Kalithéa, em São Paulo – alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.
Serviço:
Oficinas de Música Caipira na Concha Acústica do Taquaral, com grupo Zaravi e João Paulo Amaral Trio
Data: 27 de novembro de 2021
Horário: 17h
Local: Concha Acústica do Taquaral – Avenida Dr. Heitor Penteado, s/n, Parque Taquaral – Campinas/SP
Entrada franca
Informações: https://www.facebook.com/oficinasdemusicacaipira/.
(Fonte: A2N Comunicação)