Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Design e cultura japonesa são destaques em mostra sobre embalagens na Japan House São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Raichō Cookie (Cookie do Lagópode). Fotos: Wagner Romano.

Itens essenciais na vida contemporânea, as embalagens têm importância fundamental também na cultura nipônica, evidenciado pelo termo tsutsumu, palavra japonesa que significa “embrulhar”, “empacotar” e cujo ideograma simboliza a imagem de uma criança dentro do ventre da mãe, remetendo à ideia de proteger aquilo que é precioso. Sob esse ponto de partida, a Japan House São Paulo apresenta a mostra Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão, de 19 de janeiro a 14 de março de 2021, no segundo andar da instituição.

Elaborada em parceria com a Japanese Package Design Association (JPDA), empresa responsável pelo Japan Package Design Awards – prêmio que celebra, desde 1985, designers que criam embalagens com foco nas premissas de criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico –, a mostra apresentará itens que revelam muito do comportamento do consumidor e tradições e costumes presentes no cotidiano japonês. As embalagens atrativas revelam, por exemplo, a importância do ato de presentear como parte de um complexo código de etiqueta no Japão, além do quanto o usuário nipônico preza embalagens práticas e sustentáveis no seu dia a dia, como por exemplo, as bebidas em formato to go, que transmitem a ideia de uma vida sempre em movimento.

Kenjō komochi ayu – Trutas com ovas para presente.

O prêmio, realizado a cada dois anos no Japão, consolidou-se como um importante reconhecimento aos designers no país e teve, por exemplo, Kenya Hara, celebrado designer e um dos idealizadores do projeto global Japan House, como um dos nomes de destaque já premiados. A mostra, que chega para estimular um intercâmbio de ideias entre o Brasil e o Japão, traz para o público brasileiro soluções de design, sustentabilidade e lifestyle presentes atualmente no mercado japonês. Será exposta uma seleção de itens premiados e finalistas que compõem um panorama dos diferentes tipos de embalagens presentes no mercado japonês de hoje. “São objetos que dizem muito sobre a cultura japonesa, que chamam a atenção por sua estética e pela importância dada a cada detalhe, mas que também permitem um panorama geral do hábito de consumo no país atualmente. Esperamos também inspirar designers e empresas nacionais que buscam por essa combinação entre produto, design e sustentabilidade como forma de entregar uma experiência completa ao consumidor. O refinamento da embalagem valoriza ainda mais o produto interior e merece o mesmo cuidado de desenvolvimento, algo nítido nessa mostra”, afirma Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo e curadora da mostra.

A exposição busca apresentar também porque o Japão é admirado mundialmente por sua cultura de embrulhar, que coloca recipiente e conteúdo no mesmo patamar de importância, sendo o invólucro de qualidade um sinal de respeito à pessoa que irá receber o objeto, carregando aspectos importantes do conceito de Omotenashi de hospitalidade e tratar bem ao outro e, neste caso, entendendo a importância do design pensado para antecipar necessidades do consumidor respeitando usuário e natureza.

LOVOT.

Entre os itens da mostra, estão marcas de alimentos, bebidas e cosméticos em embalagens afetivas e divertidas, ecologicamente corretas (como peças que abdicam de rótulos como uma prática para gerar menos resíduos) e embalagens reutilizáveis.

Parte essencial do objeto, um design bem pensado valoriza o melhor de cada produto e pode partir de técnicas mais tradicionais e milenares como o Furoshiki – técnica milenar japonesa que utiliza tecidos quadrados para envolver, embalar e proteger os mais variados tipos de objetos por meio de amarrações –, até as mais complexas e tecnológicas, como um frasco de loção produzido com nível mais alto da indústria na taxa de uso de vidro super reciclado – 90% ou mais. No Japão, cada detalhe importa e deve ser considerado com a máxima atenção, revelando que a busca nipônica pela perfeição e pelo senso de beleza pode ser percebida até mesmo em um objeto simples e cotidiano como as embalagens.

Sobre Japan Package Design Association (JPDA) | É uma organização para designers e empresas envolvidas no design de embalagens. Estabelecida em 1960, a JPDA é a única organização para o design de embalagens no Japão. Realiza a Japan Package Design Awards a cada dois anos desde 1985, concurso que é uma oportunidade para os designers de embalagens terem seus trabalhos avaliados com base em critérios como design e criatividade. As inscrições podem ser feitas por membros e não membros da associação e os designs são avaliados por profissionais de design de embalagens com foco em criatividade, estética, usabilidade, valor e potencial mercadológico.

Serviço:

Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão 

De 19 de janeiro a 14 de março de 2021

Segundo andar

Entrada gratuita

Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/.

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 – São Paulo/SP

Horário de funcionamento:

Terça-feira a domingo, das 11h às 17h

Entrada gratuita

Confira as mídias sociais da Japan House São Paulo:

Site: https://www.japanhousesp.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/japanhousesp

Twitter: https://www.twitter.com/japanhousesp

YouTube: https://www.youtube.com/japanhousesp

Facebook: https://www.facebook.com/japanhousesp

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/japanhousesp.