Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Dia da Cerveja Brasileira: um roteiro com seis produtoras nacionais que você não pode deixar de conhecer

Brasil, por Kleber Patricio

O Dia da Cerveja Brasileira é comemorado todo dia 5 de junho e, para celebrar, segue uma sugestão de roteiro com seis produtoras nacionais que você precisa conhecer.

DÁDIVA

Inaugurada em 2014, a Dádiva está localizada no interior de São Paulo, entre as Serras do Cristal e do Japi. A microcervejaria artesanal nasceu com o intuito de abrir os horizontes das bebidas artesanais e é conhecida pela sofisticação, sutileza e cuidado com os detalhes – seja na seleção dos ingredientes, elaboração das receitas, processo de produção, escolha dos parceiros ou no modo como se posiciona, se engaja e se comunica com o mundo. Aposta constantemente em inovação, abrindo novas frentes no universo artesanal e trazendo o inevitável diálogo entre a cerveja e outros mundos, como o do vinho, o do charuto, o do café e outros. A cervejaria promove semanalmente uma importante interação cultural regional em sua fábrica com o projeto Dádiva 2Go, que traz eventos com entradas gratuitas aos sábados.

Endereço: Rua 3, Lote 6 e 9, Quadra D, s/n, galpão 90, Portal das Hortências, Várzea Paulista, SP – para chegar lá a melhor forma é escrever Cervejaria Dádiva no Waze ou Google Maps

Telefone: (11) 94316-0833

Site: www.cervejariadadiva.com.br

Facebook: http://www.facebook.com/cervejariadadiva/

Instagram: @cervejariadadiva

OCA CERVEJARIA

Pautada pela biodiversidade e o multiculturalismo brasileiros, a Oca chegou ao mercado fazendo barulho no fim do ano passado. Ela traz influências das matrizes indígenas em seus rótulos e a brasilidade impressa em suas receitas, trazendo misturas inusitadas e incríveis de insumos tipicamente nacionais, como frutas (ou ingredientes que tragam aromas bastante frutados), tapioca e cumaru – semente conhecida como a baunilha da Amazônia –, entre outros.

Site: http://ocacervejaria.com.br/

Facebook: http://www.facebook.com/OCAcervejaria/

Instagram: @ocacervejaria

MAFIOSA CERVEJARIA

Cervejaria cigana de Valinhos, interior de São Paulo, a Mafiosa surgiu em agosto de 2015, tirando suas receitas das panelas do homebrewing direto para a produção na Cervejaria Dádiva. Aficionados pelas histórias da Máfia no cinema, seus rótulos são inspirados no tema e suas cervejas, na maior parte das vezes, inspiradas na escola de cerveja americana. Em outubro de 2018, a cervejaria inaugurou sua taproom em sua cidade natal, criando um relacionamento mais próximo com os consumidores e trazendo a cultura cervejeira para a cidade.

Endereço: Rua Paiquerê, 1540, Jd. Paiquerê, Valinhos, SP

Telefone/WhatsApp: (19) 3871-4752

http://www.facebook.com/mafiosacervejaria/

Instagram: @mafiosacervejaria

MINDUBIER

Uma das pioneiras no movimento cervejeiro profissional baiano, a MinduBier nasceu em 2016 do sonho de cervejeiros determinados a mostrar para o Brasil que a Bahia está muito além do dendê. Com ingredientes regionais, receitas ousadas e colaborações com cervejarias de peso mundo afora, a MinduBier tem se especializado e fomentado o mercado baiano e nacional com rótulos high-end, fazendo da experiência sensorial o forte da marca.

Telefone: (71) 99708-9440

Site: www.mindubier.com

Facebook: www.facebook.com/mindubier

Instagram: www.instagram.com/mindubier

Untappd: www.untappd.com/mindubier

QUATRO GRAUS

Iniciada em 2016, a Quatro Graus é uma cervejaria que possui reconhecimento no mercado cervejeiro e uma grande história, iniciada na cena de cervejeiros caseiros do Brasil. Os idealizadores da Quatro Graus fazem cerveja juntos desde 2012 e receberam premiações em diversos concursos, incluindo o Campeonato Nacional de Cervejeiros Caseiros, em 2015, na categoria de cervejas com madeira, com a Black Anthrax. A Quatro Graus vem se destacando por suas cervejas cheias de ingredientes e de alta intensidade, o que explica o uso da hashtag #naovaitersession nas suas redes sociais e por fãs da cervejaria. A maior parte dos rótulos sai de SP, mas, como verdadeiros ciganos, já houve produção de rótulos colaborativos em diferentes partes do Brasil (RJ, SP, MG, SC, PR, CE e RS) e até exterior, com a Cervejaria holandesa De Molen. Todos os rótulos lançados até hoje são focados em receitas de maior complexidade e risco, mas a experiência científica e dedicação na produção de cervejas high gravity (potentes, de elevado teor alcoólico) faz com que a Quatro Graus possa trazer para os entusiastas de cerveja uma experiência diferenciada, sem se prender aos limites dos estilos.

Site: http://quatrograus.com.br/

Instagram: @quatrograus

Facebook: @quatrograus

Untappd: @4graus

JAPAS CERVEJARIA

Com o objetivo de mergulhar em suas origens e aproveitar todo o potencial desse universo tão rico em aromas, sabores e cultura, três mulheres descendentes de japoneses começaram a produzir cervejas que unem elementos do Brasil e Japão. A cervejaria é formada por cervejeiras com experiência no mercado: Maíra Kimura, Fernanda Ueno e Yumi Shimada.

A Japas Cervejaria surgiu despretensiosamente em 2014 em meio a conversas de bar, festivais e encontros cervejeiros. Essa junção ocorreu justamente porque, dentro desse nicho, acabaram identificando suas semelhanças: eram umas das poucas mulheres e, coincidentemente, também umas das poucas orientais no ramo. Resolveram então se unir para, além de manter e buscar suas próprias origens, mostrar que mulheres também podem e devem participar de ambientes que geralmente são considerados masculinos, provando cada vez mais que cerveja não tem gênero.

A comunidade japonesa no Brasil é imensa e muitos costumes orientais foram abraçados pelos brasileiros. A gastronomia é um deles. As nipo-brasileiras, que se autodenominam Japas, vieram para homenagear os antepassados e celebrar essa conexão entre os dois países através de suas criações. #Kanpai

Site: japascervejaria.com/

Onde encontrar: bit.ly/33vSGCF

Facebook: www.facebook.com/JapasCervejaria

Instagram: @japascervejaria.