Dia 19 de agosto se comemora o Dia Nacional da Fotografia em virtude de, nesta data, ter sido apresentada a primeira máquina fotográfica funcional, o daguerreótipo. A fotografias ao longos dos anos caíram no gosto popular e, dessa forma, um acervo de fotos serve também para contar a história – como é o caso do acervo do Esporte Clube Pinheiros, que, além de contar a história do clube, traz a história de São Paulo.
O clube foi fundado em 7 de setembro de 1899 como Sport Clube Germânia pelo recém-chegado da Europa Hans Nobiling, um dos responsáveis por difundir o futebol no Brasil. Quatro anos mais tarde, nasce o Esporte Clube Pinheiros, responsável pela associação de várias famílias paulistanas que aproveitavam seu espaço para prática de diversos esportes e lazer. Em 1991, os pinheirenses sentiram a necessidade de resgatar essa história e criaram o Centro Pró- Memória Hans Nobiling.
Hoje, o acervo do Centro Pró – Memória conta com 28 mil itens, entre fotografias que retratam o crescimento do clube e da cidade de São Paulo e passou por reformas em 2019. Entre as principais peças que podem ser vistas estão a bandeira original do Sport Clube Germânia, bordada pelas associadas do clube em 1926, inúmeros crachás e fotos olímpicas, vitrine interativa de troféus, uniformes de diferentes modalidades e épocas e a Tocha Olímpica de 1984 e 2016. “Durante o isolamento social, fizemos obras de melhorias no espaço para deixa-lo mais aconchegante aos nossos associados e demais frequentadores desse espaço que conta nossa história. O Centro Pró-Memória conta a história de São Paulo”, afirma Ivan Castaldi presidente do Esporte Clube Pinheiros.
Há mais de 50 anos membros do Esporte Clube Pinheiros está a família Florence, descendentes de Hercule Florence, inventor de um dos primeiros métodos de fotografia no mundo. As descobertas do pesquisador francês radicado no Brasil desde 1824 são um marco na história da fotografia mundial, pois a Europa só veio a registrar a photographie em 1839. “A fotografia é um instrumento de preservação da memória e da história. O Centro Pró-Memória, através de seus arquivos fotográficos, possibilita que as atuais e a novas gerações tenham contato com a construção da história do Esporte Clube Pinheiros e, dessa forma, continuem preservando o orgulho que é fazer parte dessa grande família”, diz Adriana Florence Spinelli, tataraneta de Florence e presidente do DAS – Departamento de Assistência Social do ECP.
A abertura do Centro de Memória com fotografias e demais itens ainda está aguardando a autorização das autoridades para o setor, mas tudo está pronto. A visitação será por ordem de chegada e serão permitidos apenas 10 visitantes por vez na sala e por um período de, no máximo, 1 hora. Os equipamentos interativos não estarão em funcionamento num primeiro momento para proteção dos visitantes devido à pandemia. Para acompanhar a reabertura do Centro Pró-Memória Hans Nobiling e garantir a sua visita, acesse o site http://www.ecp.org.br.
Sobre o Esporte Clube Pinheiros
O ECP – Esporte Clube Pinheiros – nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina e agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades etc.