Na Páscoa, por mais que se tente, é difícil resistir à tentação e não provar nenhum pedacinho de chocolate – ovos de Páscoa, barras de chocolate e bombons são simplesmente deliciosos e ainda dão um toque sedutor e textura cremosa às sobremesas dessa época. Mas é possível comer bem e sem culpa: basta fazer a escolha certa do tipo de chocolate, saber a hora e a quantidade ideal para saborear essas tentadoras guloseimas de maneira saudável.
“Tudo que é consumido com moderação e de forma correta pode nos trazer inclusive benefícios à saúde. Os chocolates, principalmente os com porcentagem maior de cacau, possuem pouquíssimo açúcar e tem propriedades que beneficiam as funções cardíacas, equilibram o colesterol e aliviam o estresse”, explica a nutricionista Letícia Amaral, do Oba Hortifruti.
Confira as dicas da profissional para consumir o chocolate de forma saudável:
Escolha o tipo certo – quanto maior a porcentagem de cacau mais saudável e nutritivo o chocolate. Os tipos mais indicados são o extra-amargo (76 a 90% cacau) e o amargo (51 a 75% cacau), mas também devem ser consumidos com moderação
Coma como sobremesa – o horário ideal para se consumir o chocolate é após uma refeição, ou seja, como sobremesa. As substâncias que ele possui podem auxiliar no aumento da saciedade e queima de gorduras
Quantidade certa – tudo em exagero faz mal e não seria diferente com o chocolate. O ideal é consumir no máximo 30 gramas diárias para aproveitar todos os seus benefícios sem correr o risco de ganhar alguns quilinhos
Aposte em doces diferentes – prefira doces mais naturais e menos calóricos, que tenham pequenas quantidades de chocolate. Banana passa com cobertura fina de chocolate e a alfarroba, de origem vegetal e com alto valor nutricional, são excelentes opções para matar a vontade de comer chocolate.
Brownie funcional de chocolate
Ingredientes:
4 colheres (sopa) de cacau em pó (50% ou 70%)
½ xícara (chá) de mel
3 ovos
2 colheres (sopa) de óleo de coco
4 colheres (sopa) de farinha de arroz
½ xícara (chá) de castanha do Pará picada
Cacau em pó e manteiga para untar a forma
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da castanha do Pará, que deve ser adicionada por último. Disponha em uma assadeira média untada com manteiga e cacau. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 12 minutos. Sirva em seguida.
Brigadeiro funcional com leite vegetal e chia
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite de arroz
2 colheres (sopa) de cacau em pó (50% ou 70%)
2 colheres (sopa) de colágeno hidrolisado
1 colher (sopa) de chia
3 colheres (sopa) de castanha de caju triturada
1 colher (café) de ágar-ágar
Modo de preparo:
Em uma panela, dissolva o colágeno hidrolisado e o ágar-ágar no leite de arroz e leve ao fogo baixo. Adicione o cacau e mexa bem até que fique em ponto de brigadeiro mole. Atingindo a consistência, adicione a chia e misture bem. Desligue o fogo e coloque o brigadeiro em potinhos. Acrescente a castanha de caju triturada por cima. Leve a geladeira por 2 h e sirva em seguida.
Bolo de alfarroba com coco fresco
Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de arroz
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar demerara
½ xícara (chá) de óleo canola
½ xícara (chá) de água fervente
½ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) cheias de fermento em pó
1 colher (sopa) de alfarroba em pó
1 xícara (chá) de coco fresco ralado
Modo de preparo:
Bata as claras em neve, coloque o sal e junte a água fervente para fazer uma massa semelhante a um merengue. Acrescente as gemas e continue batendo. Coloque o óleo e continue mexendo bem. Envolva a farinha aos poucos até obter uma massa suave. Despeje em forma untada com manteiga e farinha de arroz. Leve para assar por mais ou menos 30 minutos. Desenforme após esfriar.
Ingredientes:
1 xícara (chá) de leite de soja
1 colher (sopa) de alfarroba em pó
1 colher (sopa) adoçante culinário
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de canela em pó
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador, com exceção da essência de baunilha. Leve ao fogo até engrossar e por último acrescente a essência. Use como calda para bolos.
Saiba mais: www.redeoba.com.br.