Na retomada, é certo que bares e restaurantes terão de adaptar espaços e serviços bem como acompanhar novos perfis de consumo. Sendo assim, a boa gestão mais do que nunca é essencial, inclusive, para que as mudanças realizadas não se sobreponham à essência dos negócios. Por isso, o próximo tema da série de webnários gratuitos BCB Shots será Gestão e Conceito: uma reabertura controlada e sem perder a identidade, com apresentação via plataforma Zoom no dia 28 de julho, às 15h.
O episódio tem o objetivo de abordar três pontos: gestão, conceito e inovação e, para trazer informação de qualidade, Carolina Oda, embaixadora do BCB São Paulo, e Marco De la Roche, diretor de Educação do evento, conversarão com experts nestes assuntos.
Denise Yoshino, atual coordenadora de Marcas dos bares Astor, SubAstor e Bar do Cofre e dos restaurantes ICI Brasserie e Bráz Trattoria, compartilhará a experiência que possui em gerenciamento de projetos com a manutenção da identidade. Rodrigo Vasconcellos, empreendedor no segmento de food service com experiência na área de supply chain, trará o vasto conhecimento que tem sobre planejamento e controle de custos. Para completar, Fabio La Pietra, bartender italiano que possui mais de 15 anos de experiência no setor, dividirá como é possível utilizar a criatividade dentro de uma boa gestão.
Sobre o tema, Carolina afirma que gestão é algo fundamental para a existência de qualquer negócio, o que ganha contornos ainda mais sensíveis neste cenário. “Ficou mais evidente quem não tem fluxo de caixa, controle de estoque ou que não sabe onde cortar, por exemplo. Gestão não é só uma questão de números e é preciso equilíbrio com a identidade da marca, principalmente agora, em que muitos negócios estão revendo suas operações e cardápios”, explica. De acordo com Denise, é importante gerir corretamente e abraçar a inovação, mas sem deixar a identidade de lado. “Planejamento é imprescindível, ainda mais agora. Os profissionais que tocam bares e restaurantes sabem como fazer as coisas, mas o período é atípico e pede atenção, mesmo dos mais experientes. É preciso saber administrar sem abrir mão da inovação, que é fundamental para quem busca se destacar. O respeito à marca, conceito e reputação não podem ser deixados de lado; afinal, o reconhecimento no mercado é consequência de uma identidade consistente”.
Assim como Denise, Rodrigo também acredita na necessidade de planejamento para bons resultados. “Nesta fase de retomada é essencial gerar faturamento mesmo com as limitações impostas e ter um controle de custos passa a ser vital para a sobrevivência. É preciso realizar um novo planejamento para ter controle de estoques, cotar os preços de todas as matérias-primas e estimar todos os gastos, entre outros”. Para Fabio, todas as discussões que o episódio vai trazer são essenciais porque os profissionais precisam manter um equilíbrio entre diversos pontos e ter acesso a informações de qualidade contribui para que fiquem mais ativos. “Quero apresentar no webnário a minha visão de como é importante conciliar as necessidades de custo e a criatividade; afinal, a atenção e o equilíbrio neste momento são mais que necessários. São discussões como essa que o BCB Shots vai trazer que fazem com que os profissionais pensem no como, quando e por que. Não só este episódio, mas todos os que o BCB São Paulo tem realizado, permitem que os profissionais possam se alinhar para o curto e médio prazo, para bons resultados a longo prazo”, diz.
Sobre Denise Yoshino
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é coordenadora de marcas dos bares Astor, SubAstor e Bar do Cofre e dos restaurantes ICI Brasserie e Bráz Trattoria. Depois de passar por algumas multinacionais, está há cinco anos na Cia. Tradicional de Comércio. Tem ampla experiência em gerenciamento de projetos para a operação, com treinamento contínuo para garantia de implementação de plano estratégico de marcas, qualidade e padrão.
Sobre Rodrigo Vasconcellos
Engenheiro de Alimentos pela Unicamp, tem MBA em Gestão Empresarial pela FIA/FEA-USP e mestrado em Administração pelo Insper. Possui mais de vinte anos de experiência nas áreas de supply chain e comercial em empresas brasileiras e multinacionais. É cofundador da CMV Solutions, startup de tecnologia para gestão de compras voltadas ao mercado de bares e restaurantes. Atualmente, também empreende em diferentes tipos de negócios no segmento de food service e atua como professor convidado da ESPM desde 2008.
Sobre Fabio La Pietra
Com apenas 30 anos, o bartender italiano Fabio La Pietra já possui mais de 15 anos de experiência no setor de bebidas. Ainda na Itália, o profissional passou por diversos bares e hotéis, como o Grand Hotel Villa Serbelloni, o LAB Bar e o Baglioni Hotel Carlton. Em Londres, dirigiu o elegante Montgomery Place, que recebeu o título de “Melhor Bar de Coquetéis” e “Melhor Menu do Mundo”. Em 2013, quando Fabio chegou a São Paulo, foi convidado a administrar o SubAstor, onde atua até hoje. O profissional é consolidado com um dos melhores bartenders do país.
Sobre o BCB Shots
Iniciativa do Bar Convent São Paulo, principal evento de bebidas da América Latina, o BCB Shots é uma série de webnários gratuitos direcionados para bartenders, donos e gerentes de bares, restaurantes e hotéis, com informações sobre como retomar negócios, criar oportunidades e impulsionar carreiras no cenário pós-pandemia. Os episódios são semanais, às terças-feiras, das 15h às 16h, pela plataforma de videoconferências Zoom. As vagas são limitadas e a inscrição é feita por meio de um link.
Serviço:
Webinar Shots – BCB São Paulo
Episódio 6: Gestão e Conceito: uma reabertura controlada e sem perder a identidade
Data: 28/7
Horário: 15h às 16h
Link para inscrições: https://bit.ly/39urTtA.