Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival MITA: primeira edição em maio incrementa agenda de shows de 2022

Rio de Janeiro e São Paulo, por Kleber Patricio

Festival MITA – Rio de Janeiro. Fotos: divulgação.

2022 será o ano da música. A agenda de shows e festivais no Brasil está aquecida, incluindo nomes nacionais e internacionais. Em maio, acontece no Rio de Janeiro e em São Paulo a primeira edição do Festival MITA (Music Is The Answer), quando a música será valorizada ao máximo na celebração de novas conexões, de um novo momento e de novas formas de olhar para o futuro.

O MITA é o primeiro festival produzido em parceria pelas empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e 30E – Thirty Entertainment, e vai acontecer anualmente. O line-up mescla atrações internacionais e nacionais, trazendo para o mesmo evento nomes já consagrados do cenário musical, músicos com forte história no país e, também, novos nomes que começam a despontar e conquistar o público. A curadoria musical é assinada pelos realizadores Bonus Track e 30E, em parceria com a MangoLab, plataforma musical que também ficou responsável pela criação visual do projeto.

Atrações MITA 2022

Rio de Janeiro – 21 de maio: Gorillaz | Two Door Cinema Club | The Kooks | Heavy Baile | Liniker | Black Alien | Xênia França | Coruja BC1 convida Larissa Luz

Rio de Janeiro – 22 de maio: Rüfüs du Sol | Tom Misch | Gilberto Gil In Concert | Jão | Marcelo D2 | Marcos Valle & Azymuth | Letrux | Alice Caymmi convida Maria Luiza Jobim

São Paulo – 14 de maio: Rüfüs du Sol | Tom Misch | Gilberto Gil In Concert | Luedji Luna | Marina Sena | Black Alien | Xênia França | Day convida Lucas Silveira

São Paulo – 15 de maio: Gorillaz | Two Door Cinema Club | Marcelo D2 | Matuê | Liniker | Heavy Baile | Letrux | Coruja BC1 convida Larissa Luz

Marcelo D2 é uma das atrações do MITA.

Os shows serão divididos em dois palcos, com um total de 16 apresentações por fim de semana. O evento segue o modelo de festival diurno, uma tendência que vem acontecendo no mundo inteiro. A realização nas duas cidades possibilita mais acesso para os fãs e, também, estimula toda a cadeia do mercado de entretenimento.

No Rio de Janeiro, o festival chega ao Jockey Clube nos dias 21 e 22 de maio, na área aberta conhecida como Pião do Prado, com total de 110 mil m². De fácil acesso, o Jockey está localizado em um dos principais cartões postais da cidade: entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jardim Botânico, logo abaixo dos braços abertos do Cristo Redentor.

O evento acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de maio na Spark, mais novo espaço outdoor no coração da cidade. Com mais de 107 mil m², é reconhecido pela versatilidade e inovação para a realização de eventos de diferentes formatos. O MITA será o primeiro festival de música a ocupar esse espaço, garantindo nova experiência ao público.

Heavy Baile.

Compromisso da sociedade | O MITA vai dedicar uma área para a reflexão e discussão sobre a importância da atuação de toda a sociedade em ações de responsabilidade social e ambiental. Para este espaço, o evento convidou as instituições Gerando Falcões e Instituto Vida Livre para apresentarem suas propostas de ação, projetos desenvolvidos e resultados concretos alcançados. Mais importante do que dizer o que fazer, é efetivamente gerar mudança e transformação na vida das pessoas, a capacidade de multiplicação dessas atitudes e o impacto causado na sociedade, nas comunidades e no planeta.

“Mais do que entretenimento, é muito importante que o MITA tenha uma relação de reciprocidade com sociedade e com o país. O evento não deve terminar após o último show no ano – ele se perpetua durante todos os meses seguintes, enquanto estimularmos uma mudança de comportamento nas pessoas. A Gerando Falcões foca na transformação da vida das pessoas vivem em comunidades, por meio da educação, da formação e do estímulo ao crescimento. Já o Instituto Vida Livre tem sua atuação voltada para a reabilitação e soltura de animais em situação de risco, garantindo um retorno seguro à vida livre. São duas instituições que, com seu trabalho e dedicação, deixam um enorme legado para a sociedade e que precisam do apoio de todos para dar continuidade a suas missões”, explica Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track.

Sobre a Gerando Falcões | A Organização Não Governamental (ONG) Gerando Falcões completa 10 anos de fundação em 2021. Criada por Edu Lyra, Lemaestro, Amanda Boliarini e Mayara Lyra, em Poá, cidade da grande São Paulo, a ONG tinha o objetivo de combater a pobreza em favelas de cidades próximas, mas o engajamento e compromisso social a fez expandir suas atividades em diversas cidades brasileiras com êxito exponencial.

Hoje, a Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país que possuem um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania em territórios de favela e executa programas de transformação sistêmica de favelas, como o Favela 3D.

Sobre o Instituto Vida Livre | Criado por Roched Seba, o Instituto Vida Livre é uma Organização Não Governamental (ONG) focada na reabilitação e soltura de animais em situação de risco no estado do Rio de Janeiro. Sua atuação tem duas frentes: no suporte à fauna apreendida pelos órgãos de fiscalização responsáveis, como também no resgate voluntário.

O trabalho é realizado a partir das áreas de soltura de animais silvestres – ASAS, que são serviços que incluem plano de manejo, gestão, acompanhamento veterinário, exames e monitoramento pós-soltura O Instituto cria e gerencia essas ASAS, que garantem as etapas finais de reabilitação dos animais e seu retorno seguro à vida livre. Mais de 9 mil animais já foram atendidos pelo Instituto nos últimos 5 anos.

Ingressos

Rio de Janeiro

Data dos shows: 21 e 22 de maio

Abertura dos portões: 11h

Horário dos shows: a partir das 12h

Local: Jockey Clube – Praça Santos Dumond, número 31, Gávea, Rio de Janeiro/RJ

Ingressos: a partir de R$350 no Lote 1

Classificação etária: acima de 16 anos desacompanhado. De 5 a 15 anos é obrigatória a presença de um responsável legal.

Venda de ingressos online: Eventim

Venda a grupos e área lounge: Eventim

Capacidade: 20 mil pessoas

Para vendas pela Internet, é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no acesso ao evento. Para Pontos de Venda e Bilheterias, é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no ato da compra e no acesso ao evento. Parte das vendas do Ingresso Social é revertida para as ONGs Gerando Falcões e Instituto Vida Livre

Formas de pagamento:

– Pagamento com Ame

– Parcelamento em até 3 X sem juros em todos os cartões aceitos (MasterCard, American Express, Visa, ELO)

– Venda limitada a 6 ingressos por CPF

– Vendas online – Taxa de conveniência de 10% sobre o valor total da compra

– Todas as condições acima poderão ser alteradas sem aviso prévio

Bilheteria oficial

Jockey Clube – Praça Santos Dumont, 31

Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 12h às 17h

Formas de pagamento:

– Aplicativo Ame

– Cartões de crédito e débito MasterCard, American Express, Visa, ELO

– Dinheiro;

– Vale Cultura

– Sem taxa de conveniência

São Paulo

Data dos shows: 14 e 15 de maio

Abertura dos portões: 11h

Horário dos shows: a partir das 12h

Local: Spark Arena – Av. Manuel Bandeira, número 360, Vila Leopoldina, São Paulo (SP)

Ingressos: a partir de R$350 no Lote 1

Classificação etária: acima de 16 anos desacompanhado. De 5 a 15 anos é obrigatória a presença de um responsável legal.

Venda de ingressos online: Eventim

Venda a grupos e área lounge: Eventim

Capacidade: 20 mil pessoas

Para vendas pela Internet é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no acesso ao evento. Para Pontos de Venda e Bilheterias é necessária a comprovação do direito ao benefício da meia-entrada no ato da compra e no acesso ao evento. Parte das vendas do Ingresso Social é revertida para as ONGs Gerando Falcões e Instituto Vida Livre

Formas de pagamento:

– Pagamento com Ame

– Parcelamento em até 3X sem juros em todos os cartões aceitos (MasterCard, American Express, Visa, ELO)

– Venda limitada a 6 ingressos por CPF

– Vendas online – Taxa de conveniência de 20% sobre o valor total da compra

– Todas as condições acima poderão ser alteradas sem aviso prévio.

Bilheteria oficial

Estádio Cícero Pompeu Toledo/Estádio do Morumbi – Avenida Giovanni Gronchi 1866 – Bilheteria 5 (próximo ao portão 15)

Funcionamento: terça à sábado das 10h às 17h – Em dias de jogos não haverá funcionamento

Formas de pagamento:

– Aplicativo Ame

– Cartões de crédito e débito MasterCard, American Express, Visa, ELO

– Dinheiro;

– Vale Cultura

– Sem taxa de conveniência

Instagram: @mita.festival

(Fonte: FleishmanHillard)