Em contagem regressiva para o Festival Santa Cruz de Cinema, que ocorrerá de 29 de novembro a 3 de dezembro em formato híbrido, será realizada a Mostra Retrospectiva no mês de agosto. A versão on-line do evento, que exibirá seis filmes selecionados para as edições anteriores do Festival, acontece de 20 a 31 de agosto, no site www.festivalsantacruzdecinema.com.br. Já a exibição presencial será no dia 24 de agosto, às 19h, no Cine Santa Cruz (Shopping Santa Cruz – Av. Sen. Pasqualini, 18). A participação é gratuita e os interessados devem reservar o lugar previamente pelo telefone (51) 3713-3222. As vagas são limitadas.
Serão exibidos os curtas O Vestido de Myriam (RJ) e Cabelo Bom (RJ), apresentados no festival de 2018; Nova Iorque (PE) e Amor, só de Mãe (SP), selecionados para o evento de 2019, e 4 bilhões de infinitos (MG) e O que Pode Um Corpo (RS), que estiveram na mostra da edição de 2020. O 4º Festival Santa Cruz de Cinema é realizado pelo SESC Santa Cruz do Sul, pela Universidade de Santa Cruz do Sul – Cursos de Comunicação Social e pela Pé de Coelho Filmes, e conta com o patrocínio da JTI e da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. O Festival tem apoio do Grupo Gazeta, com apoio do Cine Santa Cruz na realização da Mostra Retrospectiva.
Mostra Retrospectiva – Festival Santa Cruz de Cinema
Evento on-Line
Data: 20 a 31/8
Como acompanhar: no site www.festivalsantacruzdecinema.com.br
Evento presencial
Data: 24/8 (Terça-feira)
Horário: 19h
Local: Cine Santa Cruz, no Shopping Santa Cruz (Av. Sen. Pasqualini, 18)
Como acompanhar: é necessário reservar o lugar previamente, pelo telefone (51) 3713-3222, de forma gratuita.
FILMES SELECIONADOS
Edição de 2018
O Vestido de Myriam (RJ)
Ficção, 15 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Numa casa pacata, um casal de idosos segue a vida em silêncio.
Cabelo Bom (RJ)
Documentário, 15 minutos
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Como as mulheres negras são pressionadas esteticamente para que se enquadrem em padrões pré-estabelecidos? O documentário de curta metragem Cabelo bom propõe fazer um recorte desse universo. O filme dá voz a três personagens que expõem a relação delas e seu cabelo crespo. Elas conseguem contar suas trajetórias de vida, histórias de preconceito e nos mostrar como a auto aceitação de suas raízes, capilares inclusive, foi e é fundamental para se afirmarem como mulheres negras num país como o Brasil.
Edição de 2019
Nova Iorque (PE)
Ficção, 24 min
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Hermila e Leandro querem fugir. Hermila e Leandro querem ficar.
Amor, só de Mãe (SP)
Documentário, 25 min
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: Amor só de Mãe conta a história de três mulheres encarceradas que reflete a realidade de um sistema social desigual. Nina, Lea e Elisabette são detentas da Cadeia Pública de Franca, no estado de São Paulo. O documentário acompanha o dia a dia dessas vidas e propõe uma reflexão sobre a dor das mães e filhas enquanto aguardam suas sentenças.
Edição de 2020
4 bilhões de infinitos (MG)
Ficção, 14 min
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: Após a morte do pai, uma família vive com a energia de casa cortada. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam em casa conversando sobre ter esperança.
O que Pode Um Corpo (RS)
Documentário, 15 min
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.