Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Historiadora aborda relação entre fluxos migratórios e a diversidade gastronômica de São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Crédito das fotos: Thais Taverna.

No próximo sábado (15), das 11h às 13h, a pesquisadora e docente em História e Cultura da Alimentação Isabella Magalhães Callia ministra a palestra Receitas da memória paulistana: traduções de culturas culinárias. O encontro acontece na Casa-Museu Ema Klabin e as inscrições podem ser realizadas no site https://emaklabin.org.br.

Através de um panorama culinário Brasil-São Paulo e da formação do paladar paulistano, a palestra abordará a sociabilidade alimentar como sendo uma das mais marcadas e distintivas identidades paulistanas. Foram convidadas duas guardiãs da cultura ítalo-paulistana, as fotógrafas Angela di Sessa e Thais Taverna, do Museu Memória do Bixiga, para participarem do debate ao final da palestra.

Sobre Isabella Magalhães Callia

Italianista e especialista em História e Cultura da Alimentação e pesquisadora e conferencista em práticas alimentares. Gastrônoma ítalo-brasileira, bolsista da Accademia dell’Enogastronomia Pugliese, na Itália, é docente em Língua e Cultura Italiana do Istituto Italiano di Cultura San Paolo. Ministra cursos em História da Gastronomia com ênfase no Mediterrâneo. Além do trabalho como docente, desenvolve projetos editoriais e multidisciplinares e atualmente se dedica à salvaguarda da memória dos mercados municipais enquanto patrimônio cultural e símbolo da soberania alimentar brasileira.

Será usado como exemplo o caso das cantinas italianas e da sardella, em sua versão pelo bairro do Bixiga, em São Paulo, no qual distintos fluxos migratórios coexistiram e ainda hoje interagem culturalmente, em especial no âmbito alimentar.

Formada em Administração em Turismo e Hotelaria pelo Ceatel – Senac e pós-graduada em Gastronomia: História e Cultura pelo Centro Universitário Senac, também cursou Extensão Universitária em Jornalismo Gastronômico na Facha (RJ). Atualmente é mestranda em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Fflch-USP.

Serviço:

Palestra: Receitas da memória paulistana: traduções de culturas culinárias

Data: 15 de junho, sábado

Horário: 11h às 13h

Inscrição: http://emaklabin.org.br/

Valor: R$40,00

35 vagas

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo/SP – Telefone (11) 3897-3232.