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Kopenhagen inaugura flagship focada em customer experience

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: divulgação/Kopenhagen.

Em um dos pontos mais privilegiados de São Paulo – na esquina entre a Rua Clodomiro Amazonas e Horácio Lafer, no coração do Itaim, em um prédio que alia requinte à modernidade –, foi inaugurada nesse mês a nova FlagShip Kopenhagen.

Com um investimento na ordem dos R$2 milhões de reais, logo na entrada da loja já é possível viver uma experiência um tanto inusitada: uma réplica da primeira conchadeira (uma espécie de batedeira da massa do chocolate) adquirida há 93 anos pelos fundadores da Kopenhagen conta em primeira pessoa a história sobre a marca, que começou em 1928. A conchadeira histórica continua em atividade na fábrica e tem mais de cem anos. Para quem não sabe, a qualidade do chocolate, além de ingredientes de primeira, é o resultado do tempo de conchagem e aqui vale o parênteses – enquanto em média os chocolates de outras marcas passam por esse processo por no máximo 24h por conta do custo alto, o chocolate Kopenhagen fica 72 horas em conchagem, um dos inúmeros fatores que explicam por que a marca segue firme na preferência do brasileiro há quase um século.

Seguindo o fluxo de experiências da loja, o consumidor pode fazer o uso de um totem de autoatendimento. Com uma linguagem fluída e rápida, em apenas alguns cliques a pessoa pode fazer o seu pedido e retirá-lo. Nessa área da loja e seguindo a mesma esteira de autoatendimento fica o espaço de Click & Collect, para quem fez a compra via e-commerce e optou por retirar direto na loja. Quem prefere um atendimento personalizado e atencioso, vai contar com um time bem treinado de experts em chocolates.

“Não queremos em absoluto que a nossa experiência tecnológica roube o brilho do atendimento humanizado que faz parte da nossa essência como marca; muito pelo contrário, na realidade queremos que, mesmo por vias digitais, o nosso cliente viva uma experiência diferenciada e que fortaleça o vínculo que ele possui com a Kopenhagen”, explica Maricy Gattai, diretora executiva da marca.

Seguindo uma tendência forte de mercado que já estava em ascensão fora do país e que desembarcou por aqui com força nos últimos meses, a loja possui uma área específica para os pedidos feitos via delivery para que o fluxo de entregadores não congestione os caixas da loja e para que as encomendas sejam despachadas com mais cuidado e agilidade extrema.

A plataforma de saudabilidade Kopenhagen, a SoulGood, que é um fruto do DNA de inovação da marca, ganhou um espaço de destaque na loja com um toque high-tech, o Lift & Learn, onde o consumidor vai poder saber mais sobre os produtos e conhecer o conceito da linha por meio de telas interativas.

Em meio a tudo isso, os displays exclusivos dão um toque a mais de sofisticação para os clássicos da marca e demais produtos de linha. Seguindo um projeto arquitetônico bem pensado e que presa pela fluidez da experiência de compra dentro da loja, a área de mil delícias, onde o cliente pode montar o seu próprio mix de produtos, foi desenvolvida para se estender por grande parte do ambiente.

Ainda falando da arquitetura impecável do espaço, a cafeteria Kop Koffee ganhou um destaque merecido, com uma vitrine sortida e balcão para refeições rápidas iluminado com luminárias exclusivas que fazem alusão a uma Língua de Gato, um dos best-sellers da marca.

Maricy Gattai, diretora executiva da marca, e Renata Vichi, CEO.

A loja possui ainda uma área de customização de presentes com fitas, embalagens e cartões e a criançada vai poder desfrutar de um espaço todinho dedicado à linha Lingato.

Com ambientes de decks, a expectativa é que a loja vire point para happy hours e, pensando nisso, já foi criado até um corner específico para a movimentação de um DJ. “Manter uma marca de 93 anos sempre jovem e contemporânea sem perder a essência lúdica do elo emocional que traduz a verdade da Kopenhagen junto ao seu público fiel é sempre um desafio, mas eu acredito que essa loja condensa bem essa nossa necessidade de aliar o lado icônico e proprietário de Kopenhagen, com esse viés mais high-tech e antenado com as expectativas de consumo do nosso cliente, que segue sendo exigente e que espera que sejamos sempre precursores, protagonistas e inovadores”, garante Maricy.

A Kopenhagen está em franca expansão e, ainda em 2021, deve inaugurar mais 70 lojas. “Temos vivido um momento ímpar de aceleração na companhia, fruto do trabalho coeso e sólido que desenvolvemos nos últimos meses junto aos nossos franqueados, que nos permitiu uma transformação ágil e que tem nos feito crescer, no acumulado do ano, 20% em relação a 2019. Tivemos uma Páscoa 21 com performance recorde mesmo com as lojas fechadas e temos tido um crescimento bastante linear e constante, com picos relevantes nas datas sazonais, o que nos faz acreditar que vamos fechar o ano com o melhor Natal de todos os tempos. Nossa expectativa é terminar 2021 com um faturamento na ordem de R$1,75 bilhão”, revela Renata Vichi, CEO do Grupo CRM que detém as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee.

A nova loja Kopenhagen conta com um espaço instagramável e em todo canto é possível obter insights de conteúdos sobre a marca – mais uma estratégia que foi usada para que, além de consumir cafés e chocolates, o cliente também possa se sentir tentado a fazer vários cliques e posts especiais sobre Kopenhagen e Kop Koffee nas redes sociais. “Atualmente as redes sociais e o marketing de influência são ferramentas poderosas de conversão e awareness da Kopenhagen. Explorar o poder de influência dos nossos clientes foi uma premissa na construção do projeto da flagship. Nossa expectativa é que cada cliente que passar pela loja tenha a função de disseminador da mensagem e seja essencial no poder de influência, incentivando outras pessoas a viverem as experiências únicas da nossa loja conceito”, finaliza Felipe Padilha, gerente de Marketing da Kopenhagen.