Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Legado das Águas oferece réveillon em meio à natureza com isolamento social

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Luciano Candisani.

Dentre as lições mais valiosas do ano de 2020 está o valor das conexões, dos momentos com quem amamos e das coisas simples. É com esse conceito que o Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, a cerca de duas horas de São Paulo capital, preparou uma programação de ano novo para quem deseja descansar e recarregar as energias com atividades de contemplação e conexão com a natureza. A programação do Réveillon Conexão – Legado das Águas 2021 é ideal para quem deseja fugir das praias, festas lotadas e toda agitação das cidades e, no lugar disso, quer uma atividade segura, divertida e relaxante. Com capacidade operacional controlada, a Reserva adequou sua estrutura física e está seguindo todos os protocolos de segurança exigidos para o momento.

A programação se inicia no dia 30 e termina no dia 3 de janeiro, incluindo as principais atrações do Legado das Águas. O diferencial dessa edição é o roteiro especialmente criado para a virada. O último pôr do sol do ano será contemplado no caiaque, remando em meio ao rio Juquiá, diante da floresta imponente e exuberante, com pássaros como o martim-pescador, águia pescadora, garças e biguás, que são facilmente avistados no trajeto. A noite fecha na tranquilidade de um jantar tradicional, sem as extravagâncias das ceias de ano novo.

Foto: Crioula Camera.

Depois de se despedir de 2020, as boas-vindas a 2021 serão vendo o primeiro nascer do sol do ano em um mirante natural de tirar o fôlego, a 700 m de altitude com vista em 360° da Mata Atlântica. O Legado das Águas oferecerá uma experiência única na trilha da Copaíba-Mirante do Sinal, onde é possível visualizar a floresta em seu esplendor.

Além dessas atividades, a programação inclui as atrações preferidas pelos turistas no Legado das Águas:

– No dia 30, tem o Legado Experience, que inclui trilhas suspensas de nível fácil, visita ao orquidário e ao viveiro de plantas para conhecer processo de produção de plantas nativas, estímulo aos sentidos no Jardim Sensorial e um banho de cachoeira, tudo isso em uma única atividade;

– No dia 31, a programação inicia com a Trilha Cachoeira Dezembro que, além de um visual deslumbrante dentro da floresta, finaliza em uma cachoeira com piscinas naturais, ideais para banhos. No período da tarde, a atividade é a contemplação do pôr-do-sol com a canoagem para encerrar o ano.

– O dia 1º inicia com o nascer do sol na Trilha Copaíba-Mirante e depois terá a Cachoeira do Tamanduazinho. Localizada em uma área de divisa entre o Legado das Águas e o Parque Estadual Jurupará, a atividade proporciona banho em piscinas naturais e de cachoeira;

– No dia 2, a programação começa com a canoagem, que leva à principal atração da trilha aquática, a Cachoeira Dez Metros, singular pelo fato de estar muito próxima do seu estado natural, em meio à floresta e desaguar no Rio Juquiá, onde é possível relaxar tomando banho na represa. A atividade seguinte é a Trilha da Copaíba-Mirante do Sinal e o dia encerra com o Astro Experience. A posição geográfica do Legado das Águas favorece a observação de planetas, berços estelares e outras galáxias com equipamentos de ponta. Realizar essa observação noturna é uma experiência diferente e de beleza singular.

– A programação especial de ano novo se encerra o dia 3, com a Trilha Cachoeira Dezembro.

A programação completa pode ser consultada por meio do endereço eletrônico http://legadodasaguas.com.br/reveillon2021/. O turista pode adquirir uma ou mais atividades e, caso queira, pode se hospedar na pousada da Reserva. Os serviços adicionais de alimentação e hospedagem não estão inclusos nos ingressos, mas podem ser adquiridos no dia da visita. É aconselhável adquirir os ingressos antecipadamente, visto que o Legado das Águas está operando em capacidade reduzida.

Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim

Foto: divulgação.

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à da cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.

Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.