O Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP, em conformidade com todos os protocolos definidos pelas áreas competentes, abre a exposição Gesù è nato a Napoli, sob curadoria de Marcelo Sampaio Ramos, em celebração às festas natalinas. Como o momento presente impede comemorações festivas, “a forma que encontramos para atingir o objetivo foi essa exposição, versando sobre a lenda, tão acalentada pelos napolitanos, de que Jesus nasceu em sua cidade”, explica o diretor do MAS/SP, José Carlos Marçal de Barros.
Ao chegar às dependências do MAS/SP, o visitante é transportado para o Velho Continente, mais precisamente Itália, e recebido por uma mesa de festa guardada por anjos heráldicos para recepcioná-lo. “Os anjos, inspirados nas obras de Valerie Clarebout, criados por Vagner Rodrigues, são os grandes anfitriões do caminho. Eles estão presentes, pontuando o percurso revestido de transparências e sobreposições em verde, que remetem à delicadeza de Ianelli”, explica o curador.
Os 11 anjos, tramados em alumínio pelas hábeis mãos de Vagner Rodrigues, inserem a contemporaneidade ao ambiente histórico e assumem a função de guardar e indicar o caminho a ser percorrido até a cena mais representativa: um exemplar do Presépio
Napolitano elaborado pelo arquiteto Omar Moreschi. O trajeto é pontuado por verdes diáfanos que aproximam o cenário internacional aos nossos tons e verdades brasileiras. “Os verdes continuam verdes, mas mais tropicais e frescos, trazendo a sensação de renascimento ou primavera; os vermelhos não incluem azevinhos, mas a tonalidade das pimentas que inserem nossa picância e insolência. O caminho que leva à cena principal convida o público a participar de nossa celebração”, diz Marcelo Sampaio Ramos.
Ao chegar à sala, as boas-vindas vêm na forma de uma ária da ópera La Cantata dei Pastore, que versa sobre a lenda de um menino pastor que sonhou com o nascimento de Jesus em Nápoles. O ambiente, envolto por várias camadas delicadas e leves de voil verde, com pontos de luz, leva ao presépio napolitano de 129 peças de Omar Moreschi. “O presépio no mundo assume muitas formas de expressão, mas a forma napolitana, que teve início no século XVIII, na minha opinião, continua a ser a maior invenção que transformou a representação presepista, tornando-se única no seu gênero.(…) A unicidade do presépio napolitano não se baseia somente na técnica de realização, mas principalmente na sua ambientação. De fato, para os napolitanos, Jesus nasce em Nápoles, em terra Campana, entre os povos do reino. Nasce nas ruas de Nápoles, que de repente se torna o grande cenário do evento”, explica o escultor e artista presepista napolitano Ulderico Pinfildi.
A celebração do Natal é a única certeza que nos acompanhou durante o ano de 2020, tão diferente e, por vezes, doloroso. Que a esperança que abraça os corações nesse período sirva como bálsamo para embalar os espíritos para as batalhas e conquistas que ainda estão por vir. Um brinde aos aprendizados do ano que termina e força para os novos desafios e conquistas.
Presépios no Metrô
O Museu de Arte Sacra traz para a Sala MAS/Metrô Tiradentes a mostra coletiva Presépios no Metrô, com 18 conjuntos pertencentes ao seu acervo que, sob a curadoria de Beatriz Cruz, nos brindam com uma diversidade de materiais, formas e cores que, mesmo diferenciadas, celebram o evento da Natividade. “Em 1223, na cidade de Greccio, na Itália, São Francisco de Assis, após a missa, fez a reprodução da cena do nascimento de Jesus numa gruta, utilizando uma manjedoura sem o menino, com um boi e um burro. Essa primeira representação pode mais ser caracterizada como uma forma litúrgico-dramática de apresentar o nascimento do Senhor. (…) A popularização da cena do nascimento de Jesus aconteceu a partir do século XIV, com a instalação de presépios durante o Natal, com figuras de terracota, de cera ou madeira. A tradição teve início na Itália, depois se expandiu para Espanha e outros países da Europa, impulsionada pelos padres franciscanos, com o objetivo de transmitir a mensagem da redenção, pela representação do nascimento de Jesus”, explica D. Devair Araújo da Fonseca, Bispo Auxiliar de São Paulo.
Argila, barro, papel, materiais orgânicos, metal, entre tantos, são transformados em peças que compõem a cena da Natividade com a técnica e expertise dos artistas de diversas origens e inúmeros segmentos. A seleção da curadora buscou a multiplicidade para compor a unidade.
Exposição Gesù è nato a Napoli
Curadoria: Marcelo Sampaio Ramos
Abertura: 28 de novembro de 2020, sábado, das 11 às 14h
Período: de 29 de novembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021
Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo | MAS/SP
Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo/SP (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)
Tel.: (11) 3326-5393 – educativo para visitas monitoradas
Horários: de terça-feira a domingo, das 10 às 17h (entrada permitida até as 16h30)
Ingresso: R$6 (Inteira) | R$3 (meia entrada nacional para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem – mediante comprovação) | Grátis aos sábados | Isenções: crianças de até 7 anos, adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do ICOM, policiais e militares – mediante comprovação
Ingressos devem ser adquiridos através do site do museu.
Exposição Presépios no Metrô
Curadoria: Beatriz Cruz
Abertura: 28 de novembro de 2020, sábado, das 11 às 14h
Período: de 29 de novembro de 2020 a 6 de janeiro de 2021
Horários: terça-feira a domingo, das 9 às 17h
Local: Sala MAS/Metrô Tiradentes
Estação Tiradentes do Metrô – São Paulo/SP
Tel.: (11) 3326-5393 – agendamento / educativo para visitas monitoradas.
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