Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Observação de aves: com mais de 1900 espécies registradas, Brasil é potência na modalidade de turismo de natureza

Brasil, por Kleber Patricio

Foto: Curated Lifestyle/Unsplash.

Com seis diferentes biomas e a maior biodiversidade do planeta, o Brasil é o primeiro país da América Latina e o terceiro no mundo em número de espécies endêmicas de pássaros. Os dados fazem parte do e-book Tudo Sobre: Observação de Aves (Everything About: Birdwatching, no título em inglês), elaborado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) que também aponta a existência de mais de 11 mil espécies de aves no mundo, com 32% delas na América do Sul.

Por isso, a atividade de observação de aves ou birdwatching tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil, que abriga mais de 1.900 espécies registradas e 18% da diversidade mundial de pássaros. Essa modalidade faz parte do turismo de natureza e, segundo dados do Ministério do Turismo, vem crescendo nos últimos anos, e no mundo todo, são mais de 100 milhões de observadores de aves, gerando cerca de U$90 bilhões por ano.

Carlos Eduardo Pereira, diretor executivo da Bancorbrás Turismo explica que a atividade, além de ser um atrativo turístico, contribui para o estudo, monitoramento e proteção desses animais. “No Brasil, a grande biodiversidade permite ao turista não somente praticar o birdwatching, como também desfrutar e conhecer a exuberância da fauna e da flora do país, além de apoiar projetos que recebem observadores e atuam pela defesa das aves”, comenta.

Dentre os principais destinos para a observação de aves estão o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, e o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, onde é possível avistar uma variedade de espécies em todas as épocas do ano. “Na região Centro-Oeste, o avistamento de aves é muito praticado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT), no Nordeste, o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI) e, no Norte, o Parque Nacional de Anavilhanas (AM) são casas para as belas e coloridas surpresas voadoras”, afirma Carlos.

(Fonte: Com Geovana Oliveira Costa/Profissionais do Texto)