A cada dois anos, a França recebe seleções nacionais de todo o mundo. Não, não é uma competição esportiva, mas o evento reúne diversos padeiros para disputar o Campeonato Mundial do Pão, organizado pelo grupo Ambassadeurs du Pain. O torneio, que acontece na Feira Internacional Serbotel, em Nantes, terá a participação de seleções de 15 países.
Cada time é formado por um técnico, um padeiro e um assistente. Ao longo da competição, sob olhares atentos dos jurados, os padeiros precisam fazer oito variações de pães de diferentes partes do mundo. Todos terão duas horas e meia de preparação no dia anterior e mais oito horas e meia no dia seguinte para produzir as seguintes peças: baguetes com pães típicos e com pães nutricionais; viennoiserie, os folhados; sanduíche com pão nutricional e com o pão biológico; brioches feitos com tranças diferentes e, por fim, uma escultura artística no tema “Parque de Diversões”.
Além do tempo, os jurados avaliam não só o resultado final – apresentação, textura e sabor – mas também como os times se comportam durante o preparo, da comunicação entre eles ao cuidado no manejo dos ingredientes. O Brasil participa do campeonato pela 6ª vez e a seleção é composta por quatro profissionais da panificação: Johannes Roos, embaixador de fermentação natural da Puratos; Fernando de Oliveira, treinador e técnico da Puratos, o padeiro competidor Fabrício Lima, e Fabrício Henrique, auxiliar técnico de panificação.
“Nosso objetivo é um lugar no pódio e se classificar para a competição dos seis melhores padeiros do mundo. Buscamos bastante conhecimento e agora vamos apresentar no Mondial Du Pain esse resultado. Queremos mostrar que o Brasil também é um grande país da panificação”, contou o competidor Fabrício Lima. “Vamos encantar os franceses com ingredientes artesanais tipicamente brasileiros”, brincou Johannes Roos, um dos técnicos da seleção brasileira.
Campeão do torneio nacional de panificação da Puratos na Fipan, que contou com a participação de padeiros de cinco estados, Fabrício Lima ganhou a vaga para representar o Brasil em 2022 pela criatividade de adaptar receitas e agregar mais sabor a elas. “Eu iniciei na panificação aos 9 anos de idade em Montenegro, junto ao meu pai, que me inspira a entregar o melhor às pessoas. Eu sempre quis fazer a arte transparecer no alimento e a minha maior motivação é fazer algo que possa encantar as pessoas e multiplicar esse conhecimento”, disse Fabrício.
Para Johannes Roos, a preparação ao longo do ano do time brasileiro fará diferença na competição: “Nos dedicamos muito à preparação para a competição deste ano, com mais de 120 horas de treinamento. Nossa expectativa é estar entre os seis primeiros colocados, mas trabalharemos duro para conquistar um lugar no pódio”, finaliza.
Sobre a Puratos | A Puratos é um grupo internacional que oferece uma ampla gama de produtos inovadores e experiência em aplicações para artesãos, indústrias, varejistas e clientes nos setores de panificação, confeitaria e chocolate. Sua sede está localizada nos arredores de Bruxelas, na Bélgica, onde a empresa foi fundada em 1919. A Puratos tem mais de 10.000 funcionários. Seus produtos e serviços estão disponíveis em mais de 100 países ao redor do mundo. Em muitos casos, eles são produzidos localmente pelas subsidiárias. Acima de tudo, seu objetivo é “ser parceiros confiáveis em inovação” em todo o mundo, a fim de ajudar os clientes a oferecer alimentos nutritivos e deliciosos em suas comunidades locais. Para mais informações, visite o site.
(Fonte: Marqueterie Comunicação)