O Teatro Municipal José de Castro Mendes recebe neste sábado, 5 de fevereiro, às 21h, a apresentação “Para Viver um Grande Amor” na programação da Campanha de Popularização do Teatro 2022 de Campinas. O ingresso custa R$10,00 (meia entrada e antecipados) e R$20,00 (inteira). Mais informações no link https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/campanha-popularizacao-do-teatro-2022.
O espetáculo é uma leitura do produtor Benê Silva da obra de Vinícius de Moraes. Mais que uma coletânea de poemas e músicas do Vinícius de Moraes, procura situar o poeta e sua obra, cronologicamente, desde sua participação, em 1928, num movimento conservador (de reação à Semana de Arte Moderna de 22) ao Vinícius, poeta do cotidiano, das mulheres e dos parceiros incontáveis (Chico Buarque, Jobim, Toquinho e tantos outros).
“Distingue-se na obra a linguagem fluente e clara, que conduz o espectador às diferentes fases e faces de nosso ‘Poetinha do Amor’. A condução da personagem Vinícius mais que marcada pelas canções que têm a cara do poeta vem da viagem feita em seus poemas”, explica o produtor.
“Para Viver um Grande Amor” nasceu do trabalho de pesquisa de Benê Silva, desenvolvido na Faculdade de Comunicação da PUC-Campinas (Jornalismo), em 1980. Escrito, primeiramente, na forma de roteiro para TV, foi transposto para o palco de forma despretensiosa, como uma grande brincadeira. Percebeu-se, entretanto, a grande empatia com o público, resultado de um espetáculo alegre e descontraído, capaz de embarcar na mesma nau pública do mais heterogêneo.
A montagem ganha a visão e interpretação de um elenco totalmente feminino, invertendo a relação do “poeta – masculino, com a musa-mulher”. O canto “ao vivo” (sem microfones) traz a harmonia entre “fala-e-canto”, dando à montagem a suavidade que propicia, mais que empatia, “uma comunhão”, como conversa de mesa de bar”.
(Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas)