Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto Giralua para Crianças apresenta temporada de contação de histórias

Bertioga, por Kleber Patricio

Contação “Bicho da Mata do Sem Fim”. Fotos: Cia. Giralua.

O Projeto Giralua para Crianças, da Cia. Giralua Teatro, apresenta a temporada Contação de Histórias, de 10 a 17 de agosto, às 15h, pelo canal da Cia no YouTube (youtube.com/c/GiraluaTeatro)  e no Facebook (@ciagiralua). Ao todo, o repertório conta com oito apresentações voltadas ao público infanto-juvenil, gravadas na sede da companhia em Bertioga, no Vórtice Espaço Giralua de Artes.

De acordo com os integrantes da Cia., seu repertório é voltado às histórias tradicionais, por acreditarem que estas narrativas têm muitas qualidades. “Os contos tradicionais protegem e advertem ao mesmo tempo em que ajudam as crianças a elaborarem consciência sobre os perigos e boas ações. As histórias divertem, aconselham e ensinam uma leitura do mundo”, disseram.

Para o grupo, as narrativas orais incentivam o surgimento das imagens e cada um pode ter a sua. O que estas histórias dizem para cada um? Não há uma interpretação universal. São expressões nascidas e criadas anonimamente e são tantas e plurais. Com estas premissas, a pesquisa da Giralua encontra expressividade por meio da linguagem cênica e da oralidade.

Sobre o Projeto Giralua | O Projeto Giralua foi premiado pelo Edital ProAC Expresso LAB 52/2020 – Eixo Premiação Infanto-juvenil do Estado de São Paulo, e é uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

A produção artística é da Giralua Teatro, produção executiva  Arte&Efeito e apoio cultural da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc).

Confira a programação:

Dia 10/8 (terça-feira) às 15hOdin, Thor e Loki (Mitologia Nórdica)

Sinopse: A Contação abordará narrativas sobre como Odin tornou-se símbolo de bravura, suas criações e sacrifícios para tornar-se um grande sábio e dominar os poderes da magia, com relatos de aventuras de Thor, o deus do trovão, e de Loki, o trapaceiro.

Dia 11/8 (quarta-feira) às 15hBichos da Mata do Sem Fim (Contos de origem africana)

Sinopse: Uma coletânea de pequenas narrativas sobre a esperteza e desventuras dos bichos na mata. Onça, macaco, veado, jabuti e até a caipora realizam disputas e acertos em divertidas invenções.

Dia 12/8 (quinta-feira) às 15hO Cesto da Avó (Conto tradicional russo)

Sinopse: Isabel e Miguel têm uma madrasta que não conta histórias e nem lhes dá nenhum beijo. Certo dia, a malvada querendo se livrar dos pequenos os manda para a floresta encontrar a Baba Yaga. Sorte das crianças terem uma avó sábia para dar bons conselhos.

Dia 13/8 (sexta-feira) às 15hCiclo das Princesas Sapas (Conto de fada Europa e Brasil)

Sinopse: São narrativas de origens Européia, e recontadas no Brasil, que apresentam histórias sobre a princesa, ou a rainha, figura encantada em rã ou jia que provoca uma série de maravilhosas ações para chegar ao desencantamento.

Dia 14/8 (sábado) às 15hA Princesa e o Gigante (Conto de encantamento Brasil)

Sinopse: Uma bela história, onde todos se ajudam mutuamente, as irmãs, os cunhados, o irmão, em encontros e esperanças com seres da terra, do ar e da água para derrotar o gigante.

Dia 15/8 (domingo) às 15hSaladinha de Histórias (Contos literários)

Sinopse: Duas narrativas se combinam numa salada bem saborosa de histórias sobre alimentos e amizade: Os Bolinhos de Arroz do Japão e Quem vai ficar com o pêssego?

Dia 16/8 (segunda-feira) às 15hSereias e Tritões (Lendas universais)

Sinopse: Serão narradas lendas incríveis sobre os seres fantásticos que vivem no fundo do mar e também nos rios da Amazônia brasileira, como: tritões, sereias, nereidas, e até o boto.

Dia 17/8 (terça-feira) às 15hO Camaleão Encantado (Reconto Estórias de Luzia Tereza)

Sinopse: Das narrativas de Luzia Tereza, esta história conta sobre um camaleão encantado que casou com a filha do fazendeiro. Como desencantar o ser antropozoomorfizado (características atribuída a seres metade homem metade animal) é o desafio da corajosa jovem.