A partir de quarta-feira, 11 de agosto, a Rede de TV Educativa TVT terá em sua grade de programação, o infantil Ciência e Cultura, vamos brincar?. O programa, desenvolvido no âmbito de um projeto do CNPq, é uma coprodução do Projeto WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia. Cultural Bola de Meia. O programa foi inicialmente desenvolvido para a plataforma de vídeos YouTube; contudo, devido a seu conteúdo informativo, lúdico e científico, não ficou só na web. O Ciência e Cultura, vamos brincar? é transmitido, atualmente, pela TV de Jacareí, pelo VRT Chanel, para mais de 175 países em todo o mundo e, ainda, disponibilizado no portal da Secretaria de Educação de Jacareí (SP) para os professores da rede pública municipal de ensino, como material de apoio pedagógico. “A chegada do Ciência e Cultura, vamos brincar? à grade da TVT nos impulsiona a seguir com os ideais que o WASH tem edificado desde seu início; entre eles, a democratização do acesso à Ciência. Nada disso seria possível sem o apoio constante do Cemaden, do CNPq e dos parlamentares. O programa conta com a participação de eminentes pesquisadores do Cemaden, que trouxeram seus conhecimentos sobre clima, desastres naturais e incêndios florestais. Além disso, traz outros pesquisadores de muitas outras instituições públicas e privadas”, comenta Victor Pellegrini Mammana, coordenador do Projeto WASH junto ao CNPq.
Duas forças que se somam | No dia 11 de agosto, ao meio-dia, o programa estreia na TVT com seu episódio de lançamento para atender ao público infanto-juvenil. “A produção de conteúdo educativo é extremamente importante, principalmente quando se trata da TV aberta, que a maior parte dos lares brasileiros possui como um dos principais meios de informação. Produzir conteúdos ligados à Ciência e com preocupação com a qualidade é extremamente gratificante e cumpre com o papel social da TV aberta e das instituições de pesquisa e de fomento que deram origem ao Ciência e Cultura, vamos brincar?”, comenta o apresentador do CCVB, o físico Wilson Namen.
“O CCVB foi concebido no contexto da pandemia com o propósito de manter as atividades do Wash, cultivar, disseminar a comunicação científica, divulgar e preservar as manifestações culturais. Em 29 de julho de 2020 fizemos a primeira gravação do programa e sua estreia foi em agosto daquele ano. Celebramos esse primeiro aniversário com a chegada do Ciência e Cultura, vamos brincar? à TVT, com vários episódios. O projeto tem muitos outros resultados, mas a presença numa TV de grande alcance é um marco para nós. É uma alegria celebrar essa nova fase em parceria com a TVT, que generosamente nos deu a oportunidade de atingir uma nova e vasta audiência”, comenta Elaine Tozzi, idealizadora do programa.
Sobre a TVT | A TVT é uma emissora educativa outorgada à Fundação Sociedade Comunicação Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, que atua desde 2010. Em sua pauta, está o compromisso com a democracia, o fortalecimento da cidadania e a justiça social. Na Grande São Paulo, sintonize no Canal 44.1. No sinal digital HD aberto, pode ser assistida no canal 512 NET HD-ABC e está disponível no YouTube.
Sobre o CCVB | O Ciência e Cultura, vamos brincar? é uma coprodução entre o Projeto WASH, que oferece alfabetização e iniciação científica para as redes de ensino e instituições interessadas, vinculado ao CNPq e financiado por emendas parlamentares; o Movimento Nós Somos a Ciência, que por meio de entrevistas com os principais cientistas e personalidades do país promove a comunicação científica, aproximando a ciência da sociedade com linguagem simples e a Cia. Cultural Bola de Meia, organização social de preservação das culturas tradicionais com ênfase na cultura da infância e na cultura da Paz que já conquistou vários prêmios; entre eles, o Prêmio Escola Viva pelo Ministério da Cultura.
Juntos, eles reuniram suas experiências para oferecer conteúdos relacionados à Ciência e à Cultura, promovendo um ambiente de aprendizado e diversão para crianças, adolescentes, jovens, pais e responsáveis, além dos educadores; enfim, para toda a comunidade. Confira a sinopse dos episódios aqui.