Você já parou para ouvir os pingos da chuva batendo na janela? Ou o chiado do pão fresquinho sendo cortado? A regente e cantora Dani Mattos convida o público a gravar pequenos vídeos com sons do cotidiano de suas casas para montar um mapa sonoro das residências brasileiras. Podem participar pessoas de qualquer idade e de todo o Brasil – é só gravar um vídeo com sons inusitados do dia a dia e enviar para coletivovillalobos@gmail.com. “Desde a pré-história, o homem já produzia música, provavelmente baseada na observação dos sons da natureza e nos sons que produziam. A música é uma linguagem de comunicação universal e teve várias funções no decorrer da história, seja na religião, no trabalho, como forma de expressão ou diversão”, salienta Dani Mattos.
Com apoio da Lei Aldir Blanc, o Projeto Coletivo Villa-Lobos para Todos é uma readequação para o virtual do projeto Villa-Lobos para Todos. Sob coordenação da regente Dani Mattos, o coletivo é composto pelo grupo vocal Poucas & Boas e por músicos e educadores que se encontram semanalmente nas plataformas de reunião e desenvolvem inúmeras atividades artístico-musicais, dinâmicas e interativas.
Atividades musicais interativas | Escolha a atividade musical de que mais gosta e não deixe de fazer um vídeo e participar desse projeto cultural que desperta a criatividade e envolve toda a família:
Canções que sobrevivem ao tempo: É possível curtir vídeos com o coral formado pelo Coletivo Villa-Lobos para Todos interpretando músicas do cancioneiro infantil com arranjos do maestro e compositor Villa-Lobos, como Sapo Jururu, A Canoa Virou, O Anel e Xó Passarinho, além de Peixe Vivo, com uma versão da regente Dani Mattos. Se preferir, cante com a família uma das músicas de Villa-Lobos e envie seu vídeo.
Gráficos sonoros: Outra proposta interessante é a de interpretar sonoramente um gráfico desenhado por outra pessoa. É só você pegar um papel e caneta, desenhar um gráfico e desafiar um amigo ou alguém do Coletivo Villa-Lobos a interpretar o gráfico. O melhor é que um mesmo gráfico pode ganhar diferentes interpretações sonoras.
Sonorização de histórias: As histórias representam um meio eficiente de se trabalhar conteúdos musicais; outra proposta educativa que envolve a criatividade e aproxima a família é a que convida o público a narrar uma história e realizar a sonoplastia da mesma. Como é o caso da História do índio Ubiratã e Tupã, Sacará – Egito, O Pica-Pau – confira lá no Canal e comece a criar a sua.
Qual a dúvida musical?: E quem quiser saber mais sobre música sempre tem uma dica nova na playlist Dani Explica, no Canal do YouTube da regente. A cada vídeo, ela esclarece um conceito relacionado a música. E a teoria vem sempre seguida da prática e de exemplos musicais realizados pelo Coletivo Villa-Lobos para Todos.
Sarau: E quem quiser saber mais sobre esse projeto, cantar, rir e aprender com a regente Dani Mattos e o Coletivo Villa-Lobos para Todos, no próximo dia 19 de maio, às 18h, haverá um Sarau. Os integrantes do grupo farão pequenas apresentações solos inspiradas no processo dos últimos meses. O evento acontece pela plataforma Sympla. Os ingressos são gratuitos.
Serviço:
Coletivo Villa-Lobos para Todos
Sarau: 19 de maio, às 18h – Local: Sympla (https://www.sympla.com.br/sarau-do-coletivo-villa-lobos__1217764). Os ingressos são gratuitos.
Atividades: Mapa sonoro das residências – envie seu vídeo para coletivovillalobos@gmail.com
Instagram: @danimmattos @7melodica
Facebook: https://www.facebook.com/danimmattos/
Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4fVQMjMYxI5ACJJpLrsETQ
Site Dani Mattos: http://danimattos.com.br
Projeto Villa-Lobos para Todos: http://villa-lobosparatodos.com.br/
Spotify: https://soundcloud.com/user-627176891.