Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Completando 34 anos, ‘Roda Viva’ reúne ex-âncoras e entrevista Fernando Henrique Cardoso

São Paulo, por Kleber Patricio

O ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola em uma de suas entrevistas ao programa. Foto: Marcos Penteado/Cedoc/FPA.

Um dos mais importantes e tradicionais programas de entrevistas da televisão brasileira, o Roda Viva completa 34 anos e, para comemorar, a TV Cultura reúne alguns dos ex-âncoras do jornalístico para entrevistar o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao vivo, na segunda-feira (28/9). Com apresentação de Vera Magalhães, a edição vai ao ar na TV Cultura, site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube, LinkedIn e também nas Rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (1200 AM).

Fernando Henrique, que completou 90 anos, será sabatinado por Daniela Lima, Heródoto Barbeiro, Rodolpho Gamberini e Matinas Suzuki. De Portugal, onde vive, Paulo Markun participará remotamente. A exemplo de suas participações anteriores no programa, onde já esteve por treze vezes, FHC vai discutir os grandes desafios do País nos setores político, econômico e social. Também deve comentar sua recente declaração de que se arrepende por ter defendido a emenda constitucional que restabeleceu a reeleição, o que lhe garantiu um segundo mandato.

Fernando Henrique Cardoso

FHC foi Presidente da República em dois mandatos, entre 1995 e 2002, além de ministro da Fazenda no governo de Itamar Franco, quando começou a ser desenhado o Plano Real, que iria controlar a inflação e estabilizar a economia do país. No mesmo governo, exerceu o cargo de ministro das Relações Exteriores.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso será o entrevistado da edição especial de aniversário. Foto: Vinicius Doti/Fundação FHC.

Fernando Henrique iniciou a carreira política no Senado, em 1983, ao assumir a cadeira de Franco Montoro, de quem era suplente e que havia sido eleito para o governo de São Paulo. Em 1986, foi reeleito com mais de 6 milhões de votos, depois de participar ativamente da campanha pelas Diretas Já, que visava uma transição pacífica do regime militar para a democracia.

Sociólogo, cientista político e professor universitário, o ex-presidente escreveu mais de 20 livros; entre eles, A Arte da Política, A História que vivi; Cartas a um Jovem Político – para construir um Brasil Melhor e Carta aos Brasileiros, além de tratados sobre sociologia e política.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, especializou-se em Sociologia, obteve um doutorado e tornou-se professor de Ciência Política, na USP. Após o golpe militar de 1964, ele partiu para o exílio no Chile, onde viveu por três anos. Em seguida, mudou-se para a França, onde passou a lecionar na Universidade de Paris. Mais tarde, transferiu-se para os Estados Unidos, onde se tornou professor nas universidades de Stanford e Berkeley. De volta à Europa, lecionou em Cambridge, na Inglaterra e na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França.

Fernando Henrique é detentor de 29 títulos de Doutor Honoris Causa, concedidos por universidades do Brasil, Europa e Estados Unidos.

Roda Viva

A apresentadora Vera Magalhães. Foto: Nathalie Bohm.

Lançado em 1986, o Roda Viva está completando 34 anos no ar. O programa é amplamente reconhecido como o mais tradicional e o mais respeitado espaço de debates da televisão brasileira. Desde a primeira entrevista com o então senador Paulo Brossard, em setembro de 1986, passaram pelo Roda Viva os grandes nomes da política – presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados, ministros de Estado –, da Economia, da Educação, da Cultura, e das Artes.

Ao longo de três décadas, o programa se consolidou como o principal palco de discussões dos grandes desafios nacionais e tem contribuído para levar à população as opiniões de representantes dos mais diversos setores da sociedade. O alcance nacional é garantido pela rede de afiliadas da TV Cultura, que chega a 27 unidades da Federação.

Realização: Fundação Padre Anchieta, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal – Lei de Incentivo à Cultura.