O número de refeições diárias feitas em casa tem aumentado desde a chegada da quarentena – entre o café da manhã e a ceia, são diversos os pratos a serem preparados. Esse momento exige criatividade e também é uma boa oportunidade para colocar em prática novas receitas. Além de se atentar aos nutrientes necessários para uma alimentação saudável e balanceada, é preciso ficar atento para que não haja desperdício dos alimentos. Foi pensando em trazer praticidade e qualidade para a culinária diária que a professora de nutrição do UniMetrocamp | Wyden Gisele Florêncio separou seis dicas que vão facilitar o preparo, garantindo o máximo de aproveitamento dos alimentos.
CONGELAMENTO
Legumes: Os legumes podem ser congelados por meio da técnica de branqueamento, que preserva características sensoriais como cor e textura, além dos nutrientes. Nesse procedimento, coloque os legumes em água fervente em uma panela destampada por cerca de 2-4 min, tire e em seguida coloque em uma vasilha com água e gelo para que haja o resfriamento. Separe em porções e congele. Depois de congelados, eles devem ser consumidos em até 3 meses.
Feijão: Para facilitar as refeições, você pode cozinhar o feijão para a semana toda ou quinzena e depois congelar, sem tempero. Ele deve ser separado em porções diárias de acordo com a quantidade de pessoas que irão consumir. O ideal é descongelar e consumir no mesmo dia.
Carnes: É preciso ficar atento com as carnes – elas só podem ser congeladas uma vez; por isso, o ideal é separar em porções únicas para que não haja desperdício. Ao descongelar, ela precisa ser preparada e consumida de imediato.
Recipientes de congelamento: O ideal é fazer o congelamento de alimentos em refratários de vidro com tampa, de preferência com fechamento hermético. Vasilhas e sacos plásticos zip também podem ser utilizados, desde que sejam próprios para congelamento e livres de BPA, o bisfenol A, substância tóxica presente nos plásticos que pode ser liberada nos alimentos.
Nunca descongele os alimentos em temperatura ambiente; o correto é transferir do freezer para a geladeira e eles precisam ser mantidos em refrigeramento para que não estraguem.
REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS
Talos, cascas e folhas: Eles podem servir de ingredientes para recheios de tortas, bolos, sucos naturais e outras bebidas, como chás e águas aromatizadas. Uma dica é usar as cascas de legumes para fazer um caldo de legumes caseiro, evitando o uso de temperos prontos, que são ricos em aditivos e sódio. Faça o caldo de legumes e congele em formas de gelo, assim você usa nas preparações habituais somente o necessário.
Frutas: As frutas também podem ser cortadas e congeladas em formas de gelo para o preparo de sucos. No caso da banana, quando já está muito madura e próxima de estragar, o congelamento também é uma opção para preservar a fruta, que pode ser usada depois no preparo de vitaminas, bolos, tortas e sorvetes.