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Smorgasburg: maior festival de gastronomia criativa do mundo antecipa inscrições para incluir nova etapa de estímulo a inovações gastronômicas

São Paulo, por Kleber Patricio

Quarta edição do Smorgasburg. Crédito: @pedromagrod.

Após reunir mais de 100 mil pessoas no entorno do Obelisco do Ibirapuera na edição anterior, em que chegou a apresentar mais de 300 inovações gastronômicas preparadas por mais de 100 chefs, o Smorgasburg, maior festival de gastronomia criativa do mundo, abre inscrições para sua quinta edição, que já tem data confirmada para 19 e 20 de julho de 2025. O evento será no mesmo local e a entrada seguirá sendo gratuita. Os interessados poderão realizar a pré-inscrição via formulário no Instagram oficial do smorgasburgbrasil.

A curadoria para o ano que vem será ainda mais focada em criatividade gastronômica, desenvolvendo-se em três fases: a primeira, de pré-inscrição, que ocorre de 6 a 29 de novembro, validando as candidaturas. Na segunda, a partir de janeiro, os candidatos participarão da nova etapa, o SmorgasLab, quando terão acesso exclusivo a um webinário com o time de curadoria do Smorgas e a um repositório digital recheado de referências criativas internacionais com preparos e apresentações inovadores para servir de inspiração. Após o SmorgasLab, terá início a terceira etapa, quando as inovações desenvolvidas serão submetidas à curadoria, que selecionará os 100 chefs que estarão no Smorgasburg 2025.

A Pipoca, plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades, foi responsável por trazer ao Brasil, em 2019, o Smorgasburg, evento criado em Nova York e realizado em grandes cidades como Miami, Los Angeles, Tóquio, Saitama, Osaka e Toronto. O festival, que já teve como destaques nos anos anteriores o Surf’n’Turf de Wagyu do Koburger, o Taco de Salmão na Fogueira do Damm, o Ramen Burguer, criado pelo Vinil Burger, o Choripolvo, do Notorius Fish e o Cannoli de banana flambada e caramelo de cumaru da Cannoleria Farinha Flor, é famoso por sempre apresentar as inovações na gastronomia criativa, além de propiciar experiências artísticas inesperadas para o público. “Criatividade é o principal ingrediente do Smorgas e a nova etapa SmorgasLAB vai nos ajudar muito a ter uma troca mais rica e mais longa com os chefs para que todos tenham inspiração e disponham de tempo para desenvolver seus maiores sonhos e mesmo pirações gastronômicas que levarão ao Smorgas 2025”, afirma Rogério Zé, head do festival no Brasil.

Inscrições: Período: 6 a 29/11 – Formulário para inscrições e mais informações: smorgasburgbrasil.

Sobre o Pipoca | Criado oficialmente em 2011, o coletivo Pipoca é uma plataforma de impacto cultural para pessoas, marcas e cidades que busca tornar os centros urbanos melhores para se viver. Propõe uma integração genuína entre marcas, arte, pessoas e espaço público. A empresa é o maior hub de carnaval do Brasil, com três unidades de negócio: um dedicado a produção de grandes projetos de carnaval em sociedade com artistas e grupos como Alceu Valença, BaianaSystem, Monobloco, Mariana Aydar, Chico César, Bangalafumenga, Orquestra Voadora e Bloco do Sargento Pimenta; outra unidade, Conexão Carnaval, dedicada ao planejamento, criação e execução de live experience para marcas como Brahma, Guaraná, Engov After, Uber, KWAI, em cidades como Olinda, Recife, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e a terceira unidade, de negócio de Conteúdo e Mídia, sendo criadora de formatos inéditos de cobertura e transmissão do carnaval de rua de artistas para marcas. Além de sua atuação no Carnaval, a Pipoca também é responsável pelo maior festival de gastronomia criativa do país, o Smorgasburg, reunindo mais de 100 mil pessoas em dois dias nas ruas de São Paulo desde 2019.

(Com Ricardo Oliveira/Agência Lema)