Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

A importância da água é tema de peças e oficinas infantis gratuitas em Vinhedo (SP)

Vinhedo, por Kleber Patricio

Atores na peça “Em busca da Gotinha Preciosa”. Fotos: divulgação.

Um dos grandes desafios das metrópoles modernas, a importância da água será tema de 10 apresentações teatrais e oficinas em O LAB – Ciência Divertida. A ação cultural vai ocorrer durante o mês de março para mais de 500 crianças de 3°, 4°, 5° e 6° ano do Ensino Fundamental I de algumas escolas públicas da cidade de São Paulo e serão divididas em duas sessões diárias: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h e contam com o apoio do ProAC, da Viação Cometa e do Instituto JCA.

As crianças, que serão transportadas de ônibus desde a escola até a sede do O LAB, em Vinhedo (SP), vão assistir a peça “Em busca da gotinha preciosa”, totalmente interativa, lúdica e que tem as crianças como coadjuvantes. Seu principal objetivo, além de entreter, é conscientizar sobre a importância da economia de água no planeta Terra. A peça teatral terá duração de 50 minutos e, na sequência, será oferecida ainda uma oficina do mesmo tema para as crianças presentes.

Os espetáculos são idealizados e realizados pela Ciência Divertida, projeto que leva cultura, entretenimento e arte por meio do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. “Não há maneira melhor mudar atitudes e transformar as próximas gerações do que abordar assuntos que fazem parte do dia a dia das crianças. Brincar e se divertir é a melhor maneira de conscientização”, explica o diretor do Ciência Divertida, Julio Martinez.

Sinopse – “Em busca da gotinha preciosa” | Na peça, dois cientistas malucos passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver usando o amplo conhecimento que possuem sobre a água e suas questões ambientais.

Por meio de um enredo cativante e um cenário interativo, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com os atores. No decorrer do espetáculo, os participantes entendem que a água não é apenas aquela coisa incolor, inodora e insípida que bebemos quando estamos com sede ou que no verão utilizamos para nos refrescar, mas que é algo extremamente importante para o nosso dia a dia e que é necessário economizá-la para usufruí-la no futuro.

Serviço:

Peça “Em busca da gotinha preciosa”

Local: O LAB

Endereço: Rua Luiz de Campos Serra, 1375 – Chácaras São Bento, Vinhedo – SP, 13285-232

Data: 27/3/2023

Escola: EMF Célia Regina

Horários: 8h às 11h e 14h às 16h

Data: 28/3/2023

Escola: EMF Célia Regina

Horário: 8h às 11h

Data: 28/3/2023

Escola: Paulo Carneiro

Horário: 14h às 16h

Data: 29/3/2023

Escola: Paulo Carneiro

Horários: 8h às 11h e 14h às 16h

Data: 30/3/2023

Escola: EMF Ary Gomes

Horários: 8h às 11h e 14h às 16h

Data: 31/3/2023

Escola: EMF Ary Gomes

Horários: 8h às 11h e 14h às 16h.

Sobre O Lab – Ciência Divertida | No primeiro laboratório da Ciência Divertida na América Latina, os participantes terão a oportunidade de se envolver em uma programação interativa e muito divertida e conhecer os laboratórios Leonardo da Vinci, Marie Curie, Mendeleev, o Eco Lab Amazônia, o Auditório Paulo Gustavo e muito mais. Será a ocasião perfeita para os alunos participarem de espetáculos e oficinas de iniciação teatral e conhecerem, de maneira divertida e interativa, a importância da reciclagem para o planeta e também de cuidar corretamente dos dentes.

Sobre a Ciência Divertida | Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está atualmente presente em 37 países e em mais de 146 escritórios ao redor do mundo por um sistema de franchising internacional. A proposta da empresa é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas vivenciarem divertidos experimentos científicos. Isso criou uma metodologia, exclusiva e original, na qual os cientistas malucos propõem de forma teatralizada, oficinas interativas que divertem as crianças de 4 a 17 anos. Os tópicos destas oficinas de ciências têm aumentado ao longo dos anos, e além de ciência, a Fun Science – Ciência Divertida – aborda temas sociais, de meio ambiente, de saúde e higiene, entre outros, nas escolas, centros de recreação, parques, feiras, centros comerciais, empresas etc.

(Fonte: Conecte Comunicação)