No final de agosto o Creas (Centro de Referência Especializado em Serviço Social) de Indaiatuba promoveu um almoço com os participantes do Projeto Cultivando a Vida. A ação busca garantir aos usuários do serviço – formado principalmente por pessoa em situação de rua – o convívio comunitário, integração, socialização, cidadania e construção de vínculos.
Na horta do Creas são cultivados diversos tipos de verduras e legumes, escolhidos de acordo com o interesse dos colaboradores. A manutenção das plantações é realizada pelos participantes, que comparecem nas terças e quintas-feiras. Em todos os encontros são disponibilizados café da manhã.
Os membros da equipe técnica do Serviço Especializado em Abordagem e técnicos do Creas estão sempre presentes acompanhando e monitorando as ações dos participantes, buscando orientar e estimular o trabalho e a cooperação entre elas. Ao final dos encontros, são discutidos temas pertinentes à impressão na horta ou assuntos apropriados à vivência do público participante.
Toda a colheita é dividida entre o grupo, que também distribui para suas comunidades e amigos. Alguns resultados já foram observados, como por exemplo, a evolução e o desenvolvimento do trabalho em equipe e a interação entre as participantes, bem como a aproximação dos usuários com a equipe do Creas e o aumento da adesão ao projeto.