A volta às aulas no Colégio Escala aconteceu de uma forma diferente, bonita e enriquecedora: os alunos foram recebidos com uma dinâmica de reflexão sobre solidariedade e ajuda ao próximo como parte do projeto Garrafas ao Mar, da ONG Fraternidade sem Fronteiras (FSF). Os alunos escreveram cartas que serão encaminhadas a Moçambique, na África.
O Garrafas ao Mar tem o objetivo de ajudar a despertar nas crianças o sentimento de fraternidade e empatia, preparando-as para se tornarem agentes de mudança no mundo. A ação consiste em arrecadar doações financeiras feitas pelos próprios alunos. Todo o valor arrecadado é convertido em construção de escolas e material escolar para as crianças da FSF em Moçambique/África. Além das doações, as crianças escrevem cartas que são entregues aos pequenos africanos nos centros de acolhimento da organização. Essa interação entre duas realidades tão opostas vem para trazer mais amor e aprofundar o contato criando um vínculo verdadeiro entre eles.
Dando continuidade às ações, o colégio realizará uma campanha de arrecadação de dinheiro durante o mês de agosto. Além dessa iniciativa, todo o valor arrecadado com o Projeto Cofrinho também será doado à FSF.
Fraternidade sem Fronteiras
Com sede localizada em Campo Grande (MS), a FSF foi fundada em 2009 e, inicialmente, teve seu trabalho na África, com 27 Centros de Acolhimento, entre Moçambique e Madagascar, que acolhem aproximadamente 12 mil crianças, sendo 9 mil órfãs.
O amparo se dá por meio do apadrinhamento feito por voluntários no Brasil e em várias partes do mundo. Quando entra para o programa, o órfão passa a receber alimentação diária, reforço e material escolar, orientação de higiene e atividades culturais. A Fraternidade Sem Fronteiras segue também com outras atividades no Senegal e, ainda, na região Norte do Brasil e no Nordeste brasileiro, em uma ação voltada às crianças com microcefalia.
Local
Indaiatuba, conta há pouco mais de um ano com uma das sedes da FSF, localizada no Jardim Tropical e realiza bazares de pechincha para arrecadação de verba. Quem quiser contribuir com a FSF de Indaiatuba pode entrar em contato pelo celular (19) 9888-1507 ou ir até a sede, no Jardim Tropical (Rua Júlio Nicolau, 473). O bazar funciona no mesmo endereço, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h. Há ainda, no Facebook, a página do grupo: https://www.facebook.com/amigasdobemindaiatuba.