Passado mais de um ano do início da pandemia, mais de 19 milhões brasileiros estão passando fome. Muitos deles são profissionais da reciclagem, trabalhadores que viram sua principal fonte de renda diminuir drasticamente: as ruas estão com menos materiais recicláveis e mais “concorrência”, já que, com o aumento do desemprego, também aumenta a quantidade de catadores nas ruas. Com isso, o Pimp My Carroça, ONG que luta desde 2012 pelo reconhecimento social e econômico desses profissionais, está lançando a campanha Cestas Básicas Pros Catadores.
A nova iniciativa tem como objetivo arrecadar R$500 mil, que serão distribuídos no formato de cestas básicas eletrônicas para os 5 mil catadores de todo o Brasil cadastrados no Cataki, app criado pela ONG para que geradores de resíduos possam encontrar catadores pra realizarem a coleta de seus resíduos. Esse é a segunda grande campanha de financiamento coletivo lançada pelo Pimp My Carroça durante a pandemia: a primeira, chamada Renda Mínima Pros Catadores, arrecadou mais de R$1,5 milhão, distribuídos entre mais de 2.100 profissionais da reciclagem – a iniciativa foi uma das vencedoras do Prêmio Empreendedor Social do Ano 2020, entregue pelo jornal Folha de S. Paulo.
“Mais de um ano depois do início da pandemia, as coisas só pioraram. Tem catador vendendo a carroça pra poder sobreviver. Tem catador cozinhando com lenha por conta do preço do gás. Isso sem contar os que estão passando fome”, afirma Mundano, artivista e fundador do Pimp My Carroça. “A cesta básica eletrônica foi o formato escolhido por permitir que o catador gaste os R$100 do cartão no mercado comprando aquilo que quiser ou precisar”, explica.
O site doecestas.com foi criado pra centralizar as doações de pessoas físicas. Clique aqui pra fazer sua doação e conferir a evolução do nosso cestômetro. O e-mail doacoes@pimpmycarroca.com pode ser usado pra empresas e organizações que querem entrar em contato pra fazer doações em maior escala.
Assista o vídeo de divulgação da campanha Cestas Básicas Pros Catadores.
Sobre o Pimp My Carroça | É um movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade e aumentar sua renda por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva. Desde o seu início, mais de 2.000 catadores/as foram atendidos, mobilizando cerca de 1.200 grafiteiro(as) e aproximadamente de 2.500 voluntário(as) – além de 25 cooperativas de catadores que receberam mutirões de pintura. As ações do projeto foram replicadas em cerca de 50 cidades de 15 países diferentes, como Colômbia, Argentina, EUA e Marrocos.
Em 2017, o Pimp My Carroça lançou o premiado app Cataki. O aplicativo é gratuito e aproxima o gerador de resíduo ao catador que vai dar a destinação correta a esse material. O objetivo da plataforma é utilizar a tecnologia para aumentar a renda dos catadores e ampliar os índices de reciclagem no Brasil.