Em sua sexta edição no Brasil, o Dia das Boas Ações — maior movimento de voluntariado do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social — terá início na terça-feira dia 30 de março em um webnário com representantes do movimento no Brasil, Israel, Estados Unidos e Panamá, para promover o engajamento da sociedade na campanha nacional.
A iniciativa é organizada no Brasil pelo Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações para facilitar o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado, em parceria com a Muda Cultural e apoio da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida e sua campanha Brasil Sem Fome. O evento tem o intuito de fortalecer e aumentar o movimento e a cultura do voluntariado no Brasil e, este ano, se centrará em uma campanha de arrecadação de alimentos.
Segundo Beatriz Carvalho, coordenadora de redes do Atados, o impacto da pandemia na renda dos mais pobres no Brasil é agravante. No total, segundo projeção da FGV Social, quase 27 milhões de pessoas estão na linha de extrema pobreza neste começo de ano e a taxa de desemprego chegou a 14,1% entre setembro e novembro de 2020 — o mais alto percentual para esse trimestre desde o início da pesquisa de referência do IBGE. “O aumento destas taxas agrava o cenário da fome no Brasil e evidencia a desigualdade social do país. Este ano, o propósito do DBA é concentrar a energia e potência das pessoas para amenizar essa situação desesperadora e reforçar a luta contra a fome”.
No site do Atados, ONGs de todo o Brasil poderão se inscrever para receber as doações; já os voluntários poderão participar como embaixadores, sendo responsáveis pela mobilização e coleta em sua comunidade. A equipe do Atados fará uma capacitação desses voluntários e entregará um kit físico para os colaboradores em São Paulo e no Rio de Janeiro com caixa, cartaz e adesivo da ação e máscara. O Atados também abrirá uma sessão de doação no site, por meio do Mercado Pago, para a arrecadação de dinheiro para a compra de cestas básicas que serão destinados às ONGs da rede.
A importância do voluntariado em um ano de pandemia | No mês de março, completamos um ano enfrentando a pandemia de Covid-19 e, durante este período, a mobilização voluntária no mundo tem se mostrado um fator essencial para amenizar as graves consequências econômicas e sociais. De acordo com dados do site Atados (www.atados.com.br), houve um aumento de 25,5% nas inscrições para trabalho voluntário de 16 de março de 2020 a 16 de março de 2021, quando comparado ao mesmo período anterior à pandemia (16 de março de 2019 a 15 de março 2020). O distanciamento social também refletiu em um aumento de 301% nas inscrições e de 348% no número de vagas de voluntariado à distância (online) no mesmo período.
O Dia das Boas Ações é realizado em mais de 100 países. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2016 e teve atividades distribuídas por mais de 40 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas em quase 300 iniciativas. Na edição passada, que aconteceu online devido à pandemia, quase 10 mil pessoas participaram do evento nas redes sociais, com 66 ações sociais realizadas em 21 cidades do Brasi, e mais de 800 voluntários inscritos nas ações. Hoje o Atados conta com mais de 2.800 ONGs inscritas e mais de 165 mil voluntários inscritos.
Dia das Boas Ações 2021
Quando: 30 de março de 2021 às 10h
Onde: Transmissão ao vivo no Youtube e Facebook do Atados com representantes do movimento no Brasil, Israel, Estados Unidos e Panamá e Ação pela Cidadania
Mais informações: https://www.atados.com.br/dba
Outras datas importantes da campanha
11/4: Início do movimento nos outros países
6/4 a 23/4: Divulgação e acompanhamento da campanha de arrecadação de alimentos
29/4: Encontro de encerramento para contabilização dos resultados da campanha
Sobre o Atados | O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 2800 ONGs do Brasil todo e cerca de 165 mil pessoas inscritas no perfil de voluntário.