Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival Consumo Consciente busca dar visibilidade a ações sustentáveis sociais e incentivar bons hábitos

São Paulo, por Kleber Patricio

No dia 28 de abril, acontece o Festival Consumo Consciente: Semeando Bons Hábitos, um evento online que levará a temática de sustentabilidade para o grande público de forma gratuita por meio da música, da arte e da cultura. A programação inclui oficinas de gastronomia, música e bate-papo sobre sustentabilidade. O objetivo do evento é colaborar para a implantação de uma nova cultura de produção e consumo que respeite os limites do meio ambiente e que traga a plena harmonia entre o homem e a natureza, além de dar voz a uma revolução que está acontecendo em todos os lados, principalmente nas periferias, para lembrar que, juntos, podemos fazer muito pela sustentabilidade do planeta.

Pensando em impactar ainda mais pessoas, as ações do Festival se unem ao Stop Food Waste Day Brasil, uma campanha que acontece simultaneamente em mais de 40 países com o objetivo de educar e promover mudança de comportamento em relação à epidemia de desperdício de alimentos que assola o planeta. O movimento busca reforçar a importância do aproveitamento completo de alimentos em receitas saudáveis e sustentáveis.

Programação

O evento se inicia com um bate papo sobre Inovação e Economia Circular entre Fernando Calamita, da GRSA|Compass Group, empresa referência em serviços de alimentação e suporte; Fernando Beltrame, da Eccaplan, consultoria em sustentabilidade que auxilia empresas e eventos a quantificarem e neutralizarem suas emissões de carbono, além de reduzirem os resíduos gerados, e Valéria Paschoal, nutricionista e diretora da VP Nutrição Funcional.

A programação segue com os chefs embaixadores do evento realizando oficinas de gastronomia durante todo o dia. A chef Carina Muller, com seu trabalho de conscientização e reeducação alimentar, mostrará como comer bem e de forma saudável com comidas de verdade; já o chef Renato Caleff, fundador do restaurante Le Manjue, ensinará técnicas da gastronomia funcional, orgânica e saudável. Com foco no equilíbrio entre corpo, mente e espírito, a chef Anna Elisa de Castro, fundadora da NOS Escola, mostra como ter equilíbrio nas áreas da vida, e as sócias do viveiro de plantas medicinais e aromáticas Sabor de Fazenda Ervas e Temperos, ensinam sobre os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.

Durante o evento também, serão apresentadas ações sociais desenvolvidas no Brasil que impactam na alimentação saudável de comunidades carentes e ações de caráter cultural que impactam no desenvolvimento das crianças como as ONGs Fundação Amor Horizontal – que trabalha com a proposta de atender às necessidades emergenciais de bebês, crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica por meio de projetos que envolvam crianças nos diversos estados e regiões brasileiras como Amazônia e Sertão Nordestino – e o Banco de Alimentos, uma associação civil que recolhe alimentos que já perderam valor de prateleira no comércio e indústria, mas ainda estão perfeitos para consumo e os distribui onde são mais necessários por meio de instituições sociais cadastradas.

No quesito atrações musicais, além da diversão, o evento aborda temas como o processo sustentável de confecção de instrumentos com utensílios de cozinha com a banda Kick Bucket, que usa baldes como beats, texturas alternativas e melodias jazzísticas, fazendo um estilo de groove urbano original. Na sequência, abordando a importância da música no momento pandêmico, a dupla do Sax in The Beats, John, o baterista, tem uma cabeça de cavalo e Nilton, o saxofonista, tem uma cabeça de Panda, ajudando com uma apresentação divertida a quebrar a rotina estressante de quem vive nessa grande metrópole brasileira.

Para fechar com chave de ouro, a apresentação da Orquestra Filarmônica de Paraisópolis, criada e idealizada em 2010 pelo compositor, orquestrador e arranjador Paulo Rydlewski, que falará da importância da doação de instrumentos musicais e o trabalho de ensinar música, que possibilita novas oportunidades e perspectivas para o futuro de crianças e jovens da comunidade na zona sul da capital paulista. Além disso, os jovens apoiam e cuidam da horta comunitária, que é transformada em doação de marmitas.

Entre os apoiadores do evento estão: IFCO Caixas Sustentáveis, Pink Farm Orgânicos, MR Veggy Plant Based, Awí Superfoods (Produtor de Açaí), Greenpeople, B. Live e Restaurante Le manjue.

O projeto é apoiado pela Secretaria de Cultura e Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC. Com patrocínio da GRSA, apoio Institucional do Stop Food Waste Day, produção Veredas e Eccaplan e Co Produção 2 Marias e Acomz.