Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival que busca valorizar e fortalecer a negritude abre inscrições para artistas de diversas regiões do Brasil

Brasil, por Kleber Patricio

O Festival Felino Preta 2021, organizado pela Associação Felino – Frente de Educação e Cultura do Litoral Norte (SP) – abre inscrições para projetos artísticos relacionados à negritude que estimulem aspectos como afrobrasilidade, subjetividades e emancipação que possam contribuir para o desenvolvimento e ampliação das perspectivas culturais e artísticas de pretas e pretos. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro.

A programação do Festival será realizada somente em formato digital, devido a política de distanciamento social em decorrência da crise causada pelo novo coronavírus, entre os dias 18 de fevereiro e 13 de março e será composta por projetos selecionados nas categorias Vídeo e por apresentações artísticas de dança, circo, música, teatro e cultura popular, entre outras manifestações.

Para Shirlei Rodrigues, produtora do Festival, a realização do evento cria um espaço de visibilidade para os saberes, fazeres artísticos/culturais e pretende alcançar artistas que retratam, vivenciam e multiplicam diversas vertentes da Cultura Preta. “Acreditamos que o fortalecimento de uma forma de pensar, proveniente desta cultura enquanto resistência, é urgente nos dias incertos em que vivemos, principalmente, no que se refere ao conceito de ‘comunidade’, ao olhar da pluriversalidade e ao entendimento profundo do termo Ubuntu : eu sou hoje, porque eu fui meus antepassados ontem, e serei minha continuidade amanhã. Eu sou, porque nós somos”, diz Rodrigues. Além de Shirlei, o evento conta com a produção de Talita Frangione e Itamires Nunes.

Ainda de acordo com a produtora, a valorização dos saberes e fazeres culturais dos artistas pretos e pretas tem sido questionada sob os mais diversos argumentos, quase sempre baseados na negação de questões essenciais para o desenvolvimento consciente e participativo de crianças, jovens, mulheres, todes, enfim, pretos e pretas. “A arte é um instrumento valioso que possibilita essa inclusão e engajamento, de forma ímpar, por isso, diante da necessidade mais que urgente de resistência e fortalecimento da cultura afro, matéria prima importantíssima na formação da alma brasileira, é que o Festival Felino Preta 2021, abre suas inscrições e convida todes que se identificam com a proposta a apresentarem suas produções artísticas”, finaliza.

Para acessar o cronograma e o regulamento completo acesse o link.

Serviço:

Festival Felino Preta

Data: 18/2 a 13/3

Para mais informações: @AssociacaoFelino.