Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Fundação Dorina Nowill para Cegos disponibiliza acervo em plataforma internacional do Accessible Books Consortium

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Ana Volpe/Agência Senado.

A Fundação Dorina Nowill para Cegos, membro do Accessible Books Consortium (ABC), da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), amplia o acesso de todo o seu acervo digital na recém-lançada plataforma do ABC, em prol da distribuição de livros acessíveis. O aplicativo ABC Global Book Service é gratuito e conecta o catálogo internacional de formatos acessíveis de bibliotecas de diversos locais do mundo. Com mais de 67.000 títulos no momento, as coleções disponíveis são de bibliotecas da França, Nova Zelândia, Canadá e Suíça, e agora, passar a ter o conteúdo do acervo digital da Fundação Dorina.

Para essa parceria, a Fundação Dorina contribui com cerca de 1.300 materiais variados, como livros em Braille, audiolivros, Daysi e e-Pub (formato específico para livros digitais). Além disso, a instituição fará a aprovação de usuários brasileiros – pessoas cegas e com baixa visão – interessados em acessar o acervo disponível na plataforma por meio de cadastro no site do ABC Book Service. “A Fundação Dorina nasceu, há 75 anos, com o objetivo de ampliar o acesso, promover a autonomia e inclusão de pessoas cegas e com baixa visão e segue atuando o legado de Dorina Gouvêa Nowill. Possibilitar que o Brasil faça parte desta plataforma multicultural de acesso à cultura e informação é mais uma conquista e contribuição para que as produções de materiais inclusivos estejam acessíveis mundialmente, diminuindo barreiras”, conta Alexandre Munck, superintendente executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.

Accessible Books Consortium (ABC), da OMPI | O Accessible Books Consortium (ABC) é uma parceria público-privada liderada pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que reúne organizações que representam pessoas cegas, com deficiência visual, autores, editores, organizações, bibliotecas e outras entidades. O ABC foi criado em junho de 2014 para implementar as metas do Tratado de Marraqueche. Por meio de uma aliança internacional, o ABC busca ampliar o número de livros e distribuir em todo o mundo em formatos acessíveis, como Braille e áudio, entre outros. Atualmente, conectam cerca de 93 bibliotecas.

Informações sobre a nova plataforma estão disponíveis no site https://www.accessiblebooksconsortium.org/news/en/2021/news_0006.html.

Tratado de Marraquexe | O Tratado de Marraqueche é um acordo internacional que possibilita as pessoas com deficiência visual o acesso em formatos acessíveis de obras publicadas, assinado na cidade do Marrocos, em 28 de junho de 2013, tornando-se um avanço importante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência visual. No Brasil, o Tratado foi promulgado pelo Decreto nº 9.522, de 8 de outubro de 2018.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos | A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 75 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação; dentre eles, orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional.

Responsável por um dos maiores parques gráficos de braille no mundo, com capacidade de impressão de até 450 mil páginas por dia, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, sites acessíveis, audiodescrição e consultorias especializadas. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. Mais detalhes: https://www.fundacaodorina.org.br.