Na tarde de segunda-feira, 12 de julho, Indaiatuba recebeu a visita do secretário de Esportes do Estado de São Paulo Aildo Rodrigues Ferreira, que conheceu detalhes do projeto Golfe Chave para o Futuro, promovido no Sapezal Golfe Clube em parceria entre Prefeitura de Indaiatuba, Hurra e Federação Paulista de Golfe.
O secretário elogiou o projeto: “O golfe é visto como um esporte de elite, mas aqui acontece exatamente o contrário. É inclusivo, permite acesso a crianças e jovens, que estão tendo a oportunidade de praticar esta modalidade”, ressalta. Ferreira enfatizou o caráter inclusivo do Golfe Chave para o Futuro. “A prática do esporte mantém estes jovens distante do convívio com as drogas e a violência. Dentro deste projeto, eles aprendem a conviver, se relacionar e respeitar seus limites”, aponta. “Além disso, gera emprego e renda, permitindo que Indaiatuba saia na frente, sendo exemplo para os demais municípios”.
“O Golfe Chave para o Futuro, promovido com a Hurra e a Federação Paulista de Golfe, é uma parceria que vem dando muito certo”, destaca o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar. “Toda estrutura criada para atender estes jovens e suas famílias tem trazido benefícios sociais, educacionais, esportivos e de geração de empregos”.
Pioneirismo | O presidente da Federação Paulista de Golfe, Ademir Mazon, destaca o pioneirismo do projeto. “Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, com o propósito de deixar um legado para o golfe no Brasil”, afirma. “Também auxiliamos na formação destes jovens e oferecemos uma oportunidade de profissão, seja como jardineiro, starter, caddie, instrutor de golfe e, quem sabe, um profissional do esporte”.
A secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho, idealizadora do projeto, lembra que o Golfe Chave para o Futuro trata sobre oportunidade. “Este projeto é de extrema importância para o município e foi idealizado com foco na juventude. Temos a possibilidade de atender 100 jovens de nossa rede de assistência social, assim como da rede estadual de ensino, e oferecer oportunidade de trabalho e conhecimento sobre um jogo que é muito praticado em Indaiatuba”, enfatiza. “Entramos no segundo ano do projeto e estamos atravessando a pandemia com todos os protocolos. Porém, o mais importante é que já estamos colhendo os frutos, com alguns jovens empregados e trabalhando em eventos, assessoramento de jogos e adquirindo conhecimento”.
Iniciado em março de 2020, o projeto Golfe Chave para o Futuro foi pioneiro na utilização da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte com a modalidade golfe e na criação da primeira escola de formação técnica para jovens entre 13 e 18 anos, que objetiva a inclusão desses educandos no mercado de trabalho e, consequentemente, a geração de renda. Tal objetivo já foi atingido no primeiro ano de existência do projeto, com a contratação de quatro jovens que iniciaram suas jornadas profissionais por meio do golfe.