Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Guia reúne informações sobre as plantas do Parque Cientec da USP

São Paulo, por Kleber Patricio

Capa do guia.

A Edusp (Editora da Universidade de São Paulo) publicou um guia para as espécies vegetais que crescem no Parque Cientec (Parque de Ciência e Tecnologia da USP), localizado na cidade de São Paulo. Trata-se de ‘Plantas Notáveis do Parque Cientec’, obra organizada por Juliana Hanna Leite El Ottra, doutora em ciências – botânica pela USP. O livro aborda categorias como plantas invasoras e bioindicadoras, descreve os aspectos morfológicos e ecológicos de cada espécie listada e ressalta quais são utilizadas pelo ser humano e para que finalidade, como por exemplo as Pancs (plantas alimentícias não convencionais).

Outras informações que o guia reúne são os períodos de floração e frutificação, as origens e as localidades das plantas, apontando em que partes do Parque foram confirmadas ocorrências de cada uma. As espécies são descritas junto de fotos para ilustrar suas características visuais mais marcantes, como folhas, flores, frutos, vinhas e caules.

Para auxiliar os leitores, no final de Plantas Notáveis do Parque Cientec há um mapa do Parque e um glossário explicando os termos mais importantes usados para descrever as plantas ao longo do livro.

Sobre o Parque Cientec

Criado em 2002, o Parque Cientec (Parque de Ciência e Tecnologia da USP) faz parte da unidade de conservação PEFI (Parque Estadual das Fontes do Ipiranga), que também inclui outras áreas em seu entorno, como o Jardim Botânico, o Instituto de Botânica e o Jardim Zoológico. Dentro dela, há uma zona permanentemente protegida, a Reserva Biológica.

A unidade de conservação é protegida por lei desde a publicação do Decreto nº 52.281, de 12 de agosto de 1969. Antes dele, a área florestada hoje conhecida como PEFI era chamada de Parque do Estado. Planos para conservá-la existiam desde 1893, com o objetivo de preservar as 24 nascentes da região, que abastecem o riacho do Ipiranga e dois aquíferos.

Entre os principais objetivos do Parque Cientec, estão o apoio a atividades científicas e a divulgação didática da tecnologia e da ciência para a população, com destaque para jovens e crianças.

(Com Bruno Passos Cotrim/Ex-Libris Comunicação Integrada)