A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba iniciou na última semana uma novidade para otimizar o serviço de limpeza urbana do município: a capina a vapor. O sistema, implantado em parceria com a Corpus Saneamento e Obras, é livre de produtos químicos e herbicidas, o que o torna uma solução ambientalmente correta no controle de ervas daninhas e plantas invasoras que crescem em sarjetas e calçadas. Inicialmente, a novidade atenderá a região do bairro Cidade Nova.
O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) explicou que essa tecnologia é uma alternativa muito eficiente e ecológica no controle de pragas que crescem nas vias públicas. “É uma forma sustentável e ambientalmente correta de fazer a capina, usando apenas o vapor quente. A cidade fica limpa e ainda cuidamos do meio ambiente”, argumentou.
O equipamento usa água livre de sais minerais que passa por um tratamento com carvão ativado. Essa água é aquecida através de um queimador e transformada em vapor, cuja produção é capaz de suportar a operação continuamente sem interrupções.
Utilizando os aplicadores específicos para o serviço, o contato do vapor a 140°C realiza uma ação de capina térmica, ou seja, “mata” o mato somente com a elevação de temperatura. Um pequeno reservatório de água é suficiente para operar dois turnos, com produção média de quatro quilômetros por turno.
(Fonte: Assessoria de imprensa/PMI)