Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Instalação artística questiona a humanidade sobre o cuidado com o planeta

São Paulo, por Kleber Patricio

Oskar Metsavaht, Sidarta Ribeiro e Marcelo Dantas. Foto: Foto Site.

Oskar Metsavaht, Sidarta Ribeiro e Marcelo Dantas apresentam a instalação Planetário Intraterrestre durante o Festival SPFW + Regeneração, que acontece até 21 de novembro em formato híbrido (online e presencial) e reforça a potência da moda e sua força criativa como catalisadora de mudanças.

Ao longo dos últimos meses, o Festival SPFW+ Regeneração promoveu quatro encontros criativos entre estilistas e convidados para discutirem e repensarem os temas consciência, coletividade e racialidade. Desses quatro encontros, três resultaram em ocupações interativas: duas no Ibirapuera, entre elas a de Oskar e Sidarta, e uma que será realizada em tempo real durante o desfile da estilista Fernanda Yamamoto no Centro Cultural de São Paulo. “Acredito que o novo ocorre quando misturamos ingredientes nunca antes combinados. É dessas interações imprevisíveis que surge algo novo”, diz Marcello Dantas, curador do Festival e co-criador das intervenções.

A edição SPFWN52 é apresentada pelo Ministério do Turismo e Santander por meio da Lei Federal de incentivo à Cultura e patrocinada por Electrolux, Marisa, Iguatemi e Sou de Algodão, parceria institucional Prefeitura Municipal de São Paulo, realização IMM, INMOD, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sobre a obra | Planetário Intraterreste / Oskar Metsavaht + Sidarta Ribeiro: o caminho de expansão da consciência e da incorporação de novas ideias foram os assuntos do encontro entre o neurocientista e o designer e artista visual. O resultado é uma criação psicodélica que questiona a humanidade que dispensa um enorme energia e conhecimento para desvendar os mistérios do cosmos mas deixa de olhar para baixo, para dentro do planeta. Para eles, a saída existe e está debaixo dos nossos pés: os enteógenos, plantas e fungos que têm o poder de ampliar nossa percepção e consciência.

A obra teve a colaboração de Sergio Coimbra e Leandro Lima.

(Fonte: Mkt Mix)