Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Lar São Vicente de Paula sedia Festival Viva Rugby no dia 7 de maio

Sorocaba, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

A convivência entre idosos e crianças ajuda a combater a solidão e proporciona ensinamentos para a vida. Este encontro de gerações será realizado na oitava edição do Festival Viva Rugby, que acontece no próximo dia 7 de maio (terça-feira), das 13h às 15h, no Lar São Vicente de Paulo, no Jardim Betânia, em Sorocaba, interior de São Paulo.

O projeto sócio esportivo é promovido desde 2017 pela Associação Hurra em parceria com a Secretaria de Educação de Sorocaba e com patrocínio da Sorocaba Refrescos – Coca-Cola, por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte. As atividades do Viva Rugby acontecem em 11 escolas de Sorocaba (dez da rede pública municipal e uma escola particular) e se dão por meio da capacitação dos professores de Educação Física que transmitem as regras e os conceitos da modalidade esportiva para as crianças.

De acordo com a coordenadora da Hurra, Karina Lira, a aproximação com o Lar São Vicente de Paula vem sendo feita desde 2018 e este ano serão realizadas duas etapas do Festival na instituição, que atende 103 idosos de Sorocaba e região, sendo 53 homens e 50 mulheres. “Nosso objetivo é colocar os vovôs e as vovós para interagirem com as crianças no dia do festival, uma vez que levaremos para lá cerca de 450 esportistas mirins de 8 a 16 anos de idade”, explica Karina.

Desfile de Abertura da última edição do Festival Viva Rugby. Foto: divulgação.

Segundo a coordenadora da associação, os festivais infanto-juvenis são o ponto alto do projeto, pois é um momento em que as crianças colocam em prática tudo o que aprenderam durante o semestre e fazem uma grande confraternização. “A energia das crianças, que pulam, brincam e praticam o rugby, um esporte totalmente inclusivo, é um estímulo para os idosos resgatarem memórias e histórias que constituem suas identidades e para as crianças é um grande processo de aprendizado”, complementa.

Para o diretor presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi, uma iniciativa deste porte é uma experiência grandiosa. “O rugby é um esporte que promove valores importantes, como lealdade, solidariedade, disciplina, respeito e espírito de equipe, entre outros. Este tipo de ação amplia o legado deixado pelo projeto na comunidade e valoriza aqueles que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa sociedade”, destaca Biagi.

Além dos jogos de rugby tag (que evita o contato físico entre as crianças), durante o 8º Festival Viva Rugby será realizado também um piquenique no bosque do Lar São Vicente de Paulo, a tradicional abertura com desfile das escolas e o terceiro tempo (momento em que os times cantam músicas da cultura do Rugby).

Sobre a Hurra

Criada em 2009 por um grupo de pessoas que se uniram em prol do esporte e da educação, a Hurra é uma organização socioeducativa que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social através do rugby. Sua metodologia própria ratifica que a educação através do esporte contribuiu diretamente para ajudar crianças e jovens nos quatro pilares da educação integral proposta pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): aprender a ser, aprender a conviver, aprender a conhecer e aprender a fazer. Além de fomentar a modalidade esportiva, a associação inspira educadores físicos a serem agentes de transformação junto aos jovens brasileiros, promovendo um impacto direto no indivíduo e por consequência em seu entorno social.

Outras informações no site http://www.hurra.org.br.

Serviço: 8º Festival Viva Rugby

Quando: 7/5/2019 (terça-feira)

Horário: das 13h às 15h

Local: Lar São Vicente de Paula (https://www.lsvp.com.br/)

Endereço: Av. Betânia, 1255 – Jardim Betânia, Sorocaba/ SP

Escolas participantes: E.M. Maria Domingas – E.M. Hélio R. Baldy – E.M. Julica Bierrenbach – M. Milton Leite – E.M. Leda T. B. Rodrigues – E.M. Basílio da C. Daemon – E.M. José Carlos Florenzano – E.M. Ana Cecília F. P. Fontes – E.M. Amin Cassar – E.M. Paulo Tortello – Colégio Talentos.