Como é ser uma trabalhadora da reciclagem no Brasil de hoje? Aproveitando que março é o mês das mulheres, a catadora-youtuber Anne entrevistou 4 catadoras de 4 regiões diferentes do país (Amazonas, Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro).
Além de enfrentar todas as dificuldades e injustiças do trabalho na coleta de recicláveis, essas trabalhadoras sofrem em dobro pelo simples fato de serem mulheres. Assista o programa e confira um interessante panorama sobre a realidade das catadoras brasileiras – sejam elas autônomas ou cooperadas: as entrevistadas falam sobre vaidade, preconceitos, cuidados com o Covid e o que elas têm a dizer pra quem acha que lugar de mulher não é na reciclagem.
Esse episódio do Cataflix faz parte do CataSaúde Viraliza, um programa de capacitação online de catadoras e catadores (organizados e autônomos) durante a pandemia da Covid-19. O Whatsapp é a sala de aula e o Facebook, a biblioteca.
Os objetivos do CataSaúde Viraliza são a redução de riscos durante a pandemia e também pro mundo depois dela – além de fortalecer os laços de interação e troca de experiências com catadoras e catadores da América Latina.
Sobre o Cataflix | A reciclagem, por quem faz ela acontecer. O Cataflix é um programa quinzenal criado pelo movimento Pimp My Carroça e apresentado por catadores e que fala de tudo que tem a ver com a reciclagem e a vida dos profissionais que tiram dela seu sustento.
É um programa de catador para catador, mas é, antes de mais nada, um programa para qualquer pessoa interessada em viver um mundo com menos desperdício e poluição na natureza e mais respeito & renda pros catadores.
Sobre o Pimp My Carroça | Movimento que atua desde 2012 para tirar os catadores de materiais recicláveis da invisibilidade e aumentar sua renda por meio da arte, sensibilização, tecnologia e participação coletiva.