Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

OAB Indaiatuba lança campanha ‘Multa Moral’

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A advogada Lucia Benito de Moraes Mesti, presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Indaiatuba. Foto: divulgação.

A Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Indaiatuba lança a campanha Multa Moral nesta sexta-feira (20), com o apoio da Prefeitura e do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (Comdefi). O objetivo é envolver a sociedade no trabalho de conscientização sobre o respeito às vagas de estacionamento reservadas ao uso exclusivo de pessoas com deficiência nos locais públicos e privados do município. No sábado (21), Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, representantes da Ordem farão uma mobilização na Praça Dom Pedro II e no Boulevard da Cecap, das 9h às 12h, sobre o tema.

A proposta da ação na manhã de sábado é orientar e conscientizar a população sobre o respeito às regras de inclusão social. Na ocasião serão distribuídos os bloquinhos da campanha, nos quais a pessoa pode assinalar a infração que flagrar nas ruas e deixar no para-brisa do carro. A “multa” vem com a frase “Não cobramos dinheiro. Cobramos ATITUDE! Respeite o direito de quem precisa desta vaga”.

Hoje o município disponibiliza 30 vagas exclusivas para PCD e 77 para idosos nas áreas cobertas pelo estacionamento rotativo – Zona Azul, na região central da cidade e na Avenida Francisco de Paula Leite. Tanto deficientes como idosos têm o direito ao estacionamento gratuito em qualquer vaga nas áreas de Zona Azul, desde que os veículos estejam devidamente identificados.

Desde fevereiro de 2014, o cartão que autoriza o uso de vagas especiais é emitido diretamente pelo Departamento de Transportes, na Avenida Francisco de Paula Leite, 2263, no Jardim Kyoto. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para a emissão do cartão é necessária a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência e laudo médico, no caso de PCD. Todos os documentos devem ser originais. Mais informações pelo telefone (19) 3894-2049.