Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Oceana anuncia vencedores de seu concurso de fotografia

Brasil, por Kleber Patricio

1º Lugar ficou com a foto ‘Pesca artesanal na praia de Bitupitá – Barroquinha/CE’, do fotógrafo Francisco das Chagas Machado Brandão (Chico Rasta).

A Oceana divulgou na sexta-feira (17) o resultado do I Concurso de Fotografia da organização no Brasil. Sob o tema Meu lar é o mar: retratos da vida nos oceanos, o concurso recebeu 255 trabalhos de todo o país. Três imagens foram selecionadas pelo júri, formado pelo fotógrafo Luciano Candisani, a recordista mundial de surfe em ondas gigantes Maya Gabeira, o artista Oskar Metsavaht, a jornalista Paulina Chamorro e o repórter cinematográfico Paulo Zero.

A imagem vencedora retrata a pesca artesanal na praia de Bitupitá, em Barroquinha, no Ceará. Captada pela lente do fotógrafo Chico Rasta, a cena mostra pescadores se equilibrando em estacas de madeira cravadas no fundo mar para realizar a manutenção dos currais de pesca, que chegam a ser construídos em até 15 quilômetros da praia, conforme a maré. O prêmio é um drone Dji Spark e um kit completo da Oceana.

2º Lugar: ‘Cardume de tralhotos – São Luís/MA’. Fotógrafo: Christian Knepper.

O olhar do fotógrafo Christian Knepper sobre cardumes de tralhotos, conhecidos popularmente como peixes-de-quatro-olhos, leva o segundo prêmio do concurso – uma GoPro Hero 7 Black e um kit completo da Oceana. A imagem foi captada em São Luís, no Maranhão, região de manguezais onde esses cardumes surgem perto das margens e praias.

A pesca artesanal também é tema da imagem inscrita pelo fotógrafo e documentarista Enrico Marone, que retrata um cerco flutuante na Ponta da Juatinga, baía da Ilha Grande, em Paraty, Rio de Janeiro. O fotógrafo registra um método artesanal passado de geração em geração entre as famílias da região. Ali, os pescadores vão ao cerco duas ou três vezes ao dia para a despesca. O prêmio é um estabilizador para filmagem em celular e um kit completo da Oceana.

3º Lugar: ‘Cerco flutuante da Juatinga’, da série ‘Pesca Artesanal – Paraty /RJ’. Fotógrafo: Enrico Marone.

“Agradecemos e parabenizamos todos os participantes do concurso, especialmente os três vencedores, que trouxeram a pesca sustentável e a biodiversidade marinha em belíssimas imagens”, disse o diretor-geral da Oceana, o oceanólogo Ademilson Zamboni. “Lançamos esse concurso com a intenção de trazer as pessoas para perto do mar. Queremos, com essa iniciativa, lembrar a sociedade da urgência de combater a poluição dos oceanos e promover a pesca sustentável”, afirmou.

VENCEDORES DO I CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA OCEANA BRASIL

1º Lugar

Pesca artesanal na praia de Bitupitá – Barroquinha/CE

Fotógrafo: Francisco das Chagas Machado Brandão (Chico Rasta)

2º Lugar

Cardume de tralhotos – São Luís/MA

Fotógrafo: Christian Knepper

3º Lugar

Cerco flutuante da Juatinga, da série Pesca Artesanal – Paraty /RJ

Fotógrafo: Enrico Marone.