Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Parque Mall disponibiliza banheiros para ostomizados

Indaiatuba, por Kleber Patricio

(Divulgação)

O Parque Mall é o primeiro estabelecimento comercial de Indaiatuba a possuir banheiros adaptados para uso também de pacientes ostomizados. Os sanitários especiais, masculino e feminino, receberam o adesivo de identificação durante encontro com a participação de representantes do shopping e da Secretaria Municipal de Saúde, pacientes que utilizam bolsa de colostomia e do prefeito Nilson Gaspar.

A ideia de tornar os dois banheiros de deficientes também de uso exclusivo dos ostomizados partiu do forneiro Luiz Carlos Fina, de 45 anos, ostomizado desde 2008. Frequentador assíduo do Parque Mall, Luiz notou que no shopping havia uma estrutura diferenciada nos sanitários. Além de possuir dois banheiros adaptados (masculino e feminino), algo incomum nos estabelecimentos comerciais que costumam oferecer apenas um unissex, ele viu que ambos oferecem estrutural ideal para os ostomizados realizarem limpeza e troca das bolsas.

Fina, então, procurou a direção do shopping e, com apoio da gerente de Marketing do Parque Mall, Cinthia Oliveira, solicitou o adesivo de identificação dos sanitários junto à Prefeitura de Indaiatuba, com base na lei municipal. “O objetivo é conscientizar as pessoas que o ostomizado também tem o direito de utilizar o banheiro para portadores de deficiência, pois precisamos de espaço, pia para higienização e apoio para os aparatos que levamos. Infelizmente ainda há pessoas que agem com preconceito, já que não é uma necessidade com características visíveis”, conta Fina.

O frequentador do shopping Luiz Carlos Fina durante a adesivagem do banheiro masculino. Foto: divulgação.

“Estou muito feliz, pois é uma comodidade a mais para utilizarmos um banheiro específico e adequado”, complementa o aposentado Luiz dos Santos, 85 anos, que utiliza a bolsa de colostomia há dois anos e também esteve presente na ação.

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Marli Ferreira, informa que a ideia é criar novos espaços destinados também aos ostomizados na cidade. “Atualmente há em Indaiatuba 116 pessoas ostomizadas. Assim, o próximo espaço a receber o adesivo do banheiro adaptado será o ambulatório no Jardim Morada do Sol”, conta.