A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (Smped) e apoio das instituições culturais da cidade, realizará a segunda edição do Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência de 21 a 27 de setembro. Este ano, a programação começa mais cedo, com shows de ‘esquenta’ a partir de 6 de julho e todos os espetáculos transmitidos virtualmente em plataforma acessível no site do festival e nas redes sociais da Smped.
O objetivo do evento é estimular e difundir o talento dos artistas com deficiência no contexto da promoção do protagonismo da pessoa com deficiência na sociedade.
A primeira edição foi realizada em setembro de 2019 e contou com mais de 110 atrações: circo, contação de história, dança, debates, exposições, intervenções, música, oficinas, palestras, passeios, performances, poesia, teatro e visitas monitoradas.
Para marcar o lançamento do festival, em 6 de julho, a partir de 17h, o comediante Geraldo Magela, ator cego, apresentará show bem humorado, relatando suas experiências de vida como pessoa com deficiência. Na mesma data, a partir de 15h, por ocasião do aniversário de 5 anos da Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015), será realizado um webnário comemorativo.
No dia 24 de julho, aniversário da Lei de Cotas (Lei 8.213/1991), também haverá programação especial com a cantora Sara Bentes, às 17h, nas redes sociais da Smped. Acompanhada apenas de piano, a cantora, compositora, escritora e atriz, cega, apresenta show preparado especialmente para a ocasião.
Programação
– 6 de julho, 17h, comediante Geraldo Magela (aniversário da LBI)
– 24 de julho, 17h, cantora Sara Bentes (aniversário da Lei de Cotas)
– 21 de agosto 17h, (aniversário do CMPD)
– 1º de setembro, show esquenta
– 12 de setembro, show esquenta
– 21 a 27 de setembro – Festival Sem Barreiras.
Redes sociais da Smped: